VIA em Tour em Buenos Aires e conexões com Ministérios
Nossa visita em Buenos Aires foi além do Congresso de Cidades Inteligentes! Fomos obter novos conhecimentos com as práticas das cidades mas também fomos compartilhar o que sabemos.
Visitamos o Polo Tecnológico onde fica o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva, criado em 2007, com a missão de orientar a CT&I ao fortalecimento de um novo modelo produtivo que gere maior produção social e melhore a competitividade da economia Argentina, base do paradigma de conhecimento e elo do desenvolvimento.
A reunião foi realizada com Martin Guinart diretor Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva, Andrés Fernández Castro líder de projetos da Subsecretaria de Integração de Políticas Produtivas da Secretaria de Integração Produtiva do Ministério da Produção e com Alejandro Herrera também do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva.
A VIA apresentou a política pública brasileira de estímulo aos ambientes de inovação em especial aos parques e incubadoras. Além disso, foi possível mostrar o que o estado de Santa Catarina vem realizando, principalmente com foco nos 13 Centros de Inovação e nos sete parques em operação do estado. O projeto Centro Sapiens, realizado pela Universidade Federal de Santa Catarina e Sapiens Parque com apoio de diversas instituições, também foi foco de discussão.
As ações da VIA Estação Conhecimento como o desenvolvimento de hackathons e o geração VIA também fizeram parte da agenda.
O debate teve foco nos cases argentinos evidenciando o trabalho que vem sendo desenvolvido por cidades como por exemplo, Bariloche e Buenos Aires. Com muitas diferenças territoriais as potencialidades do país, principalmente com vistas ao desenvolvimento econômico, é possível perceber que diferentes estratégias de intervenção ainda são necessárias e vem sendo pensadas por diferentes Ministérios.
Entretanto, mesmo que a capital do país – Buenos Aires – venha fazendo ações para se tornar uma cidade inteligente, as regiões mais afastadas ainda demandam de mecanismos para o fomento da cultura de inovação, do empreendedorismo e da atração e retenção de talentos. Além disso, mecanismos de atração de empresas se faz necessário.
O ecossistema de Florianópolis, com seus diferentes ambientes de inovação e seus mecanismos de apoio ao empreendedor e atração de empresas foi evidenciado na reunião.
Quer saber mais sobre o ecossistema de Florianópolis? Veja o mapa dos atores que a VIA preparou especialmente para você! Aguarde nosso ebook sobre o ecossistema!
Continuamos em contato com a Argentina! Parceiras virão! Aguardem!
Latest posts by VIA Estação Conhecimento (see all)
- SebraeHub-SC abre edital para seu Living Lab - 5 de Outubro de 2022
- Startup Weekend: São José recebe 3º Edição do evento na ACATE - 12 de Agosto de 2022
- Floripa Conecta volta a cena em 2022 - 8 de Junho de 2022