Conhecimento Científico

Conhecimento científico, você sabe o que é?

Conhecimento científico tácito e explícito

O conhecimento científico é o conhecimento produzido a partir de atividades científicas, envolvendo experimentação e coleta de dados, sendo seu objetivo demonstrar, por argumentação, uma solução para um problema proposto, em relação a uma determinada questão. É derivado da aplicação de métodos mais formais que visam aumentar o rigor em relação a diferentes posições sobre validade e confiabilidade.

conhecimento científicoEste conhecimento pode ser dividido em tácito e explícito. O conhecimento científico explícito é aquele formalizado em artigos, revistas, manuais, bases de dados, portais do conhecimento, ou seja, pode ser comunicado por sistemas estruturados ou meios formais, compreendendo a literatura científica. Já o tácito possui uma difícil transmissão por textos ou sistemas, sua transmissão acontece nas relações entre cientistas e está atrelado a experiência e a competência do pesquisador.

É através da interação destes dois tipos de conhecimento que se torna viável a criação de um novo conhecimento científico. Para isso tanto as pesquisas formais, a escrita e a literatura científica, quando a participação em eventos, redes de colaboração e a interação entres pesquisadores são imprescindíveis, sendo a comunicação do conhecimento científico um processo fundamental para a continuidade e o avanço da ciência.

 

conhecimento científico

 

A VIA Estação Conhecimento tem como objetivo transformar o conhecimento produzido na academia de forma tangível e utilitária para a sociedade e conectar pessoas. Saiba mais sobre nossos objetivos e missão aqui! E acesse nossos atalhos do conhecimento para conhecer todo o conhecimento científico explícito da VIA!

 

Referências:

LEITE, F.; DE SOUZA, S. Gestão do conhecimento científico: proposta de um modelo conceitual com base em processos de comunicação científica. Ciência da Informação, v. 36, n. 1, 2007.

OLIVEIRA, J. et al. GCC: A knowledge management environment for research centers and universities. In: Asia-Pacific Web Conference. Springer, Berlin, Heidelberg, 2006. p. 652-667.

TAKEUCHI, H.; NONAKA, I. Gestão do conhecimento. Bookman Editora, 2008.

The following two tabs change content below.

Rayse Kiane

Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (CAPES 6) na área de Mídia e Conhecimento. Graduada em Sistemas de Informação pela UFSC (2014). Pesquisadora vinculada ao Grupo VIA - PPGEGC/UFSC, onde realiza pesquisas interdisciplinares sobre: inovação na educação, mídia e conhecimento na educação, compartilhamento de conhecimento por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), open science e usabilidade de software.

Latest posts by Rayse Kiane (see all)