Capa Via Revista 3ed

VIA Revista traz papéis de Núcleos de Inovação Tecnológica

Terceira edição da VIA Revista, do grupo de pesquisa da UFSC em Habitats de Inovação e Empreendedorismo, aborda transformações nos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs)

Veja todas as edições da VIA RevistaComo o conhecimento produzido nas universidades e institutos de pesquisa pode alcançar o mercado? Como pode gerar oportunidades de desenvolvimento econômico político e social? As respostas para essa questão são abordadas na 3ª edição da VIA Revista. Elas passam por um ponto de convergência, uma luz que precisa ser acionada nas conexões entre agentes de governo, empresas e universidades: os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs).

Esta edição da VIA Revista (nov/dez 2017), publicação temática do grupo de pesquisa da UFSC em Habitats de Inovação e Empreendedorismo, VIA Estação Conhecimento, dedica-se a discutir o papel dos NITs no estímulo a um ecossistema de inovação e empreendedorismo. Ao longo das 40 páginas, acadêmicos, agentes de governo e especialistas tratam de conceitos, a relação dos núcleos com a inovação tecnológica no país, o empreendedorismo e uma análise de pedidos de proteção intelectual em ICTs no Brasil.

Experiências transformadoras em NITs, como a implantação da Secretaria de Inovação da UFSC (SINOVA) e a alavancagem da agência Inova Unicamp trazem luz sobre como a pesquisa se adapta às políticas de inovação e a uma sociedade em constante transformação.

A transição dos Núcleos de Inovação Tecnológica de escritórios de patentes a escritórios de negócios é outra abordagem, que se soma aos temas da capacitação de profissionais para o setor, mudanças estruturais, estrutura catarinense de CT&I e as novas formas de interação dos NITs com a sociedade.

Confira na íntegra esta terceira edição.

Leia fácil

1) Para acessar um texto , vá ao sumário e clique sobre o título. Você será direcionado à página desejada.

2) Referências completas dos artigos publicados são direcionadas aos documentos originais, com links nas notas de rodapé.

3) Quando disponíveis online, as publicações que embasam a revista podem ser acessadas a partir das notas de rodapé. Basta clicar e baixar.

Leia também as edições anteriores da VIA Revista, sobre Parques e sobre Smart Cities

 

The following two tabs change content below.

Sicilia Vechi Gonçalves

Mestranda em Mídia e Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC).