VIA realiza visitas aos habitats de inovação com TRT12

Roteiro faz parte do projeto “Programa de Inovação do TRT-SC” que visa, dentre outras ações, desenvolver um Laboratório de Inovação na instituição

O grupo VIA  está realizando em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região um projeto de extensão que tem como objetivo desenvolver um Programa de Inovação – Inova TRT-SC. O projeto pretende propiciar a criação de iniciativas inovadoras nas atividades do Tribunal.

Dentre as ações do Programa está a ideação de um Laboratório de Inovação que terá como lócus um ambiente no prédio do TRT12. Para tanto, a equipe do projeto realizou um roteiro de visitas aos habitats de inovação de Florianópolis. A iniciativa buscou trazer inspiração aos participantes quanto a composição física dos ambientes inovadores.

HUBSSP

Primeiramente a visita foi no HUBSSP, o Laboratório de Inovação da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina. O espaço colaborativo tem foco em soluções inovadoras e estimula a participação de todos os atores envolvidos nos processos.

#teamVIA e equipe TRT12 foram recepcionados pela Jéssica, responsável pelo HUBSSP

Cocreation Lab

Posteriormente a equipe visitou a pré-incubadora Cocreation Lab. Localizada no Museu da Escola Catarinense, no centro da cidade. O ambiente prova que é possível integrar história e inovação revitalizando diferentes espaços.

Kary recepcionando a comitiva no Square Lab, ambiente externo do Cocreation Lab

Sebrae Lab

Ademais, no Sebrae Lab, Laboratório de Inovação do Sebrae, o foco ficou na criatividade. O local estimula empresas a crescerem por meio de um cenário inovador.

ACATE – Primavera

Por fim, o roteiro foi encerrado no Centro de Inovação da ACATE – Primavera. A saber, o ambiente foi idealizado para refletir uma nova filosofia de trabalho, baseada na colaboração, troca de ideias e uso racional dos recursos. O projeto de autoria do escritório Guilherme Moki Arquitetura já recebeu prêmio nacional de arquitetura e inspirou e motivou a equipe na ideação do Lab Inova12.

O roteiro chegou ao fim com a guia na ACATE e nossa #VIAgirl Milena. Missão cumprida!

Vem novidade por aí!

Mariana Mezzaroba

Jornalista pela Universidade de Passo Fundo. Mestre e doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Atua em pesquisas relacionadas ao ecossistema de inovação, à inovação no setor público e como consultora no programa Living Lab Florianópolis. mariana.bomdia@gmail.com