4

VIA participa do Seminário de Transporte, Logística e Mobilidade Urbana

Mobilidade Floripa 2019 discute o futuro da cidade de Florianópolis

Nos dias 6 e 7 de Maio aconteceu o Seminário de Transporte, Logística e Mobilidade Urbana, o Mobilidade Floripa 2019. Assim, o evento realizado pela Associação Catarinense de Engenheiros, a ACE, buscou trazer o debate da mobilidade urbana na cidade de Florianópolis. Nesse sentido, o evento contou com painéis, debates e mesas redondas. Ademais, entre os principais temas dos painéis, estavam o desenvolvimento urbano sustentável e as alternativas de mobilidade para Florianópolis.

O Plano diretor e a mobilidade urbana: o caso de Florianópolis

O painel que abriu o evento contou com a participação do Prof. Ângelo de Arruda, falando sobre o plano diretor de Florianópolis e a mobilidade urbana da cidade. Em seguida, o Eng. Civil José Carlos Alberto Riederer  apresentou a palestra intitulada “Alternativas de melhoria dos transportes pela revascularização do transito em Florianópolis”.

O professor Ângelo Arruda trouxe diversos dados para embasar a palestra. Ainda, a relação da densidade com o desenvolvimento da Ilha também foi abordado. Ademais, o professor ressaltou a importância de se pensar em cidades mais humanas, inteligentes, e inovadoras. De acordo com o ranking da Connected Smart Cities, Florianópolis é a 5º cidade mais inteligente em 2017, porém na dimensão mobilidade a cidade encontra-se na 56º. Logo, a mobilidade mostra-se um gargalo para o desenvolvimento sustentável da Ilha.

Conheça os 10 passos para tornar uma cidade mais caminhável!

Nesse sentido, o Mobilidade Floripa 2019 apresentou diversas visões complementares sobre transporte e logística para a gestão eficiente das cidades, com enfoque na mobilidade urbana. Assim, o seminário contou com a participação de profissionais, estudantes e empreendedores de produtos e ferramentas para o setor. Logo, com a apresentação de cases, propostas de transporte em conjunto com debates e palestras de especialistas, o evento conseguiu disseminar o conhecimento sobre o tema. Nesse sentido, a mobilidade é uma das principais dimensões para a busca do desenvolvimento sustentável das cidades.

Pequenas ações podem fazer muito pelas nossas cidades!

Quer conhecer cases de sucesso na mobilidade? Veja nosso post sobre inovações urbanas!

The following two tabs change content below.

Maria Eduarda Zanella

Estudante da graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Movida por desafios, busca aprender mais sobre inovação, cidades criativas e humanas e levar o conhecimento a comunidade, fazendo de alguma forma um mundo melhor.