IMG 5113

VIA na Colômbia – As percepções do país onde as transformações espacial e social impactaram todo o mundo

Assombrada pela violência, narcotráfico, desagregação social e medo, a Colômbia nas décadas de 80 e 90 viveu momentos de pânico chegando a totalizar 381 homicídios a cada 100 mil habitantes. Nas duas principais cidades do país: Bogotá, capital e maior delas; e Medellín, segunda cidade mais populosa, a restauração da segurança nos bairros mais perigosos e a criação de projetos tecnológicos, pedagógicos e culturais deram início à transformação no país despertando em seus cidadãos espírito empreendedor, o que concedeu a Medellín prêmios como a “Cidade Mais Inovadora do Planeta” em 2013.

A criação da cultura empreendedora, fruto de investimentos na educação, mudou a realidade que foi encarada, vivida e por vezes sofrida pelo povo colombiano.

 

Planejamento urbano, continuidade administrativa, decisão política e boa gestão também foram fatores determinantes para a perpetuação da cultura empreendedora de Medellín”.

 

O respeito aos que vivem na Colômbia e o cuidado do espaço frisam as soluções tomadas pelos governos federal e municipal que resultou na regeneração de Medellín e Bogotá. Ações estas que chamaram a atenção de todo o mundo nos últimos anos e nós, da VIA Estação Conhecimento, pela segunda vez fomos visitar a referência latino-americana que existe neste sentido.

Cidades de tijolos à vista, com encanto de telhados pintados, arte urbana, espaços públicos de qualidade e povo receptivo, a Colômbia nos encantou e nos surpreendeu quanto à riqueza do trabalho de todos os habitats de inovação que tivemos a oportunidade de visitar e dessa forma compreender ainda melhor todas as medidas de inovação que são objetos de muitos dos nossos estudos.

Nos próximos dias traremos uma sequência de posts para deixar nossos leitores por dentro de tudo o que aconteceu na nossa viagem, bem como todo o aprendizado que nos foi proporcionado. Fiquem ligados, pois estamos novamente por aqui para acelerar também a Rede de Monitoramento Cidadão de Florianópolis!

#estaçãoVIA #VIAemTour #VIAnaColômbia #habitatsdeinovação #Colômbia #Bogotá #Medellín