Capa

VIA em Portugal na Conferência Internacional Participação em planejamento e Políticas Públicas

No fim de fevereiro a VIA esteve presente na IV Conferência de Planeamento Regional e Urbano que aconteceu na cidade de Aveiro em Portugal, nos dia 24 e 25. O evento foi organizado pelo Mestrado em Planeamento Regional e Urbano, o Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território (DCSPT) e a Unidade de  Investigação em Governança, Competitividade e Políticas Públicas  (GOVCOPP), da Universidade de Aveiro. Na sua quarta edição o tema abordado pela Conferência foi a “A participação no planejamento do território e políticas públicas”, área  abordada pelo Mestrado em Planeamento Regional e Urbano da Universidade de Aveiro, que reflete também a participação pública cujo ganha um maior significado atualmente.
O evento teve em sua abertura a presença do reitor da Universidade de Aveiro Manuel Assunção,  Carlos Rodrigues o Diretor do DCSPT, e a Dra. Célia Ramos, Secretária de Estado do Ordenamento do Território, na sessão de abertura dando as boas vindas aos presentes.
Em seguida na sessão plenária foi a vez de Alessandro Balducci palestrar sobre o tema Innovation in participation progress. Balducci é arquiteto com PhD em Planejamento Regional. É também  professor do curso de Doutorado em Planejamento Urbano, Projeto e Política na Universidade Politécnica de Milão. Atuou como pesquisador no campo dos estudos urbanos e problemas de planejamento sendo responsável pela pesquisa com foco na Itália e toda a Europa.
Outro ponto alto do evento foi a apresentação de Grazia Concilio, também  da Politécnica de Milão, que discursou sobre o tema Community Participation in Planning, em conjunto com Louise O’Kane da Community Places, Gawn Rafliew da Ulster University, e Fernando Nogueira da Universidade de Aveiro.
O evento contou com apresentações orais e em pôster dos artigos aprovados e publicados no anais do congresso, foram mais de 60 oradores com origem em Portugal, Brasil, Espanha, Itália, Grécia, Eslováquia, Índia, Alemanha e Holanda, com um total de cerca de 150 participantes, reputados especialistas nacionais e internacionais e representantes do governo nacional e local.
A VIA esteve presente com a apresentação de dois artigos, são eles:
  • South Brazil technological parks and its regional impacts
  • Smart Cities and Design Thinking: sustainable development from the citizen’s perspective
Quando for disponibilizado o anais do congresso nós compartilhamos!!
Para mais informações do evento acesse: http://www.ua.pt/conferenciapru/entrada#
The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.