IMG 8744

TRT-SC lança Programa de Inovação

Também foi lançada uma consulta pública sobre os desafios da Justiça do Trabalho

Foi lançado na sexta-feira (31/05) o Programa de Inovação do Tribunal Regional do Trabalho da 12ª Região (TRT-SC). O projeto denominado Inova TRT-SC pretende propiciar a criação de iniciativas inovadoras nas atividades jurisdicionais, de governança e de gestão, visando aprimorar a administração do Tribunal. Os benefícios serão para a sociedade bem como, para o ecossistema de inovação. O lançamento ocorreu no auditório da sede do Tribunal, em Florianópolis, e foi transmitido ao vivo pelo YouTube.

Juntamente com a apresentação do Programa, foi lançada uma consulta pública com o objetivo de identificar os principais desafios enfrentados pela Justiça do Trabalho (JT) no Brasil. A pesquisa está aberta a toda a sociedade e possui questões sobre temas comuns a todos os órgãos da JT, como prestação jurisdicional, gestão de custos e Processo Judicial Eletrônico (PJe), entre outros. O objetivo é que as respostas da consulta sirvam de base para diversas atividades de inovação que serão realizadas dentro do programa.

Sobre o Inova TRT-SC

O programa, viabilizado por meio de uma parceria entre TRT-SC e o grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento da UFSC, contará com uma série de ações que serão desenvolvidas ao longo do ano.

Desta maneira, o Inova TRT-SC quer aproximar a Justiça Trabalhista do ecossistema de inovação com o objetivo de mobilizar pessoas no enfrentamento dos desafios da instituição sendo as soluções aliadas, ou não, à tecnologia, estimulando a concepção de projetos inovadores visando a desburocratização e a transparência.

Para isso, o conjunto de ações envolverá a capacitação do público interno para mudança de cultura voltada para um ambiente de inovação, a ideação do primeiro laboratório de inovação no âmbito da Justiça Trabalhista, LabInova12 e a realização de um evento de Hackathon, entre outras atividades.

Portanto, as ações que estão sendo desenvolvidas no Inova TRT-SC podem ser acompanhadas pelo site do grupo VIA Estação Conhecimento e pelo site Inova TRT12.

*Notícia publicada originalmente no site do SC INOVA.

The following two tabs change content below.

Mariana Mezzaroba

Jornalista pela Universidade de Passo Fundo. Mestre e doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. Atua em pesquisas relacionadas ao ecossistema de inovação, à inovação no setor público e como consultora no programa Living Lab Florianópolis. mariana.bomdia@gmail.com

Latest posts by Mariana Mezzaroba (see all)