Florianopolis   Sapiens Parque 20150923 1913816581

Sapiens Parque fecha 2016 com mais de 1 mil colaboradores no habitat

Grupo de pesquisa VIA/UFSC coordena atividades de lazer, cursos e open parque

No início de 2016, cerca de 300 colaboradores circulavam pela área urbanizada do Sapiens Parque, 172 mil m2 no Bairro Cachoeira do Bom Jesus, em Florianópolis. O parque de inovação fechará o ano com mais de mil atores, em um ecossistema que envolve empresas, instituições de ensino e pesquisa, entidades associativas e outras organizações da sociedade civil.

Os novos edifícios despontando em diferentes pontos da Avenida Luiz Boiteux Piazza compõem agora um cenário que mudou a olhos vistos durante o ano. Muito foi em função das novas instalações da Softplan e do Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira (ambos em operação) e dos quase concluídos edifícios Centro de Inovação ACATE – CIA Sapiens e sede do Instituto Senai de Inovação. Os dois têm abertura prevista para o primeiro semestre de 2017.

20 mil empregos em 2035

Além das mudanças mais aparentes dos últimos meses no empreendimento que remete ao ano de 2000, o masterplan revisado do Sapiens Parque prevê a geração de pelo menos 20 mil empregos e 400 empresas instaladas até 2035, abrangendo mecatrônica, energia, ciências da vida e economia criativa.

Os planos de expansão e as atividades em andamento no Sapiens foram apresentados pela gerente Executiva, Carolina Menegazzo, aos alunos da disciplina de Engenharia e Gestão do Conhecimento do curso de graduação em Engenharia de Materiais da UFSC, ministrada pela professora Clarissa Stefani Teixeira. A visita técnica às instalações foi realizada no dia 22 de novembro.

Cluster de clusters

O Sapiens é um Parque de inovação que se desenvolve como um cluster de clusters, em um ambiente dotado de infraestrutura e sistemas, talentos e empreendimentos para gerar ideias e conhecimentos, produtos e serviços, baseados no desenvolvimento sustentável, socioeconômico e ambiental.

Atividades para o lazer, cursos e open parque

A Via Estação Conhecimento, grupo de pesquisa em habitats de inovação, vinculado ao Departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC, também tem uma unidade de pesquisa e extensão no Parque e, aos fins de semana, apoia uma série de atividades de ocupação do Sapiens como área de lazer para a comunidade do entorno. A programação completa pode ser acompanhada na página Domingo no Sapiens (https://www.facebook.com/domingonosapiens/?fref=ts) do Facebook.

Além disso, a VIA vem promovendo cursos com o apoio do projeto Cine do Conhecimento e, em 2017, iniciará atividades periódicas de capacitação nas temáticas de empreendedorismo e inovação junto a comunidade e escolas do entorno do Sapiens. Também é realizado pela VIA a iniciativa de mostrar o Sapiens nas suas dependências – o Open Parque! Fique ligado na nossa agenda! (http://via.ufsc.br/evento/).

The following two tabs change content below.

Sicilia Vechi Gonçalves

Mestranda em Mídia e Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (EGC/UFSC).