Prefeito Empreendedor

Prefeito Empreendedor

Criado em 2001, o prêmio Prefeito Empreendedor tem o objetivo de reconhecer e disseminar projetos e ações desenvolvidas pelas prefeituras brasileiras.

O Prêmio Prefeito Empreendedor o Sebrae reconhece a capacidade administrativa dos gestores públicos que tenham implantado projetos com resultados comprovados. À vista disso, acontecem os estímulos ao surgimento e ao desenvolvimento de pequenos negócios, bem como à modernização da gestão pública.

Segundo SEBRAE, o Prêmio é dividido em etapas estadual e nacional e as categorias da 10ª edição foram:

  • Políticas públicas para o desenvolvimento dos pequenos negócios
  • Cooperação intermunicipal para o desenvolvimento econômico
  • Compras governamentais de pequenos negócios
  • Pequenos negócios no campo 10
  • Inovação e sustentabilidade
  • Empreendedorismo nas escolas
  • Desburocratização e implementação da rede simples
  • Inclusão produtiva e apoio ao microempreendedor individual (MEI)

Dessa maneira, ações que visem o despertar da população para o empreendedorismo,  fortalecimento da economia local e à dinamização das vocações regionais devem sempre estar entre as prioridades de um Prefeito Empreendedor.

Sebrae Prefeito empreendedor

Prêmio Sebrae Prefeito empreendedor

Prefeito empreendedor é  homenageado em premiação.

O prefeito Gean Loureiro, recebeu no dia 30 de abril o Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae. Na categoria Inovação e Sustentabilidade, com destaque para o projeto da Rede de Centros de Inovação de Florianópolis.

Florianópolis concorreu com outros 33 municípios catarinenses, que juntos, inscreveram 48 projetos nas oito categorias descritas. Com esse resultado, Florianópolis vai concorrer na etapa nacional da premiação, que ocorrerá dia 5 de junho em Brasília.

O projeto da Rede de inovação é uma parceria da prefeitura de Florianópolis e a ACATE. Como resultado, quatro centros de inovação foram credenciados à essa Rede. Desse modo, com o objetivo de estimular a cultura de inovação e empreendedorismo, o centros de inovação, ativam o ecossistema da cidade, gerando e escalando negócios inovadores no município de Florianópolis.

Os números são surpreendentes e em quase um ano de projeto foram 176 eventos com mais de 2500 pessoas participantes. Nesse sentido, os quatro centros de inovação trabalham em rede para fortalecimento do ecossistema de inovação em Florianópolis.

 

Grupo VIA e a Rede de Inovação

Desde 2018, o grupo VIA Estação Conhecimento atua em conjunto com a ACATE e com a PMF nas definições das diretrizes da Rede de Inovação Municipal de Florianópolis. A ação permitiu o modelo de credenciamento e de monitoramento que os centros de inovação operaram. Para o grupo VIA é uma oportunidade de transformar e aplicar os conceitos trabalhados na academia e ver que em pouco tempo os resultados já demonstram relevância estadual. Os centros de inovação municipais atuam para cumprir as funções do ecossistema de inovação. Veja o documento que baliza a implantação e operação de centros de inovação.

O VIA também atua na modelagem dos 13 centros de inovação do governo do estado de Santa Catarina com o projeto Fortalecimento de habitats de inovação!

#GoGoGo #SCStrong

The following two tabs change content below.

Milena Teixeira

Bibliotecária e Mestranda em Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde dedica-se a pesquisar centros de inovação e parques tecnológicos e científicos. Entusiasta da cultura de empreendedorismo e inovação, nas horas livres participa e faz a cobertura de eventos na área para o Grupo VIA.

Latest posts by Milena Teixeira (see all)