Mapas De Habitats De Inovação

Mapas de habitats de inovação

Conheça os mapas da VIA!

Como uma prática de extensão a VIA mantém mapas de habitats de inovação com foco principal em Santa Catarina. A fim de monitorar os habitats, os integrantes do grupo realizam atualizações mensais nos dos pontos dos mapas. Também verificam a criação de novos habitats e aqueles que fecharam as portas. Dessa forma, os mapas da VIA servem de apoio em atividades de pesquisa, ensino e extensão do grupo.

Mapa do ecossistema de inovação de Santa Catarina

Com o intuito de apresentar os atores de Santa catarina este mapa é composto por 1750 pontos, assim, é divididos em 9 camadas. São elas: 289 entidades de apoio e representação, 195 grupos de pesquisa, 261 instituições de ensino superior, 253 cursos de pós graduação, 451 entidades governamentais, 46 empresas juniores, 242 habitats de inovação, 12 redes e entidades de fomento e um espaço de inovação aberta.

Mapa do ecossistema de Florianópolis

Florianópolis é uma cidade com perfil inovador e conta com uma grande diversidade de habitats de inovação. Como resultado, o mapeamento do ecossistema de Florianópolis conta com 378 atores, divididos em 9 categorias.

Você pode conferir mais sobre o ecossistema de Florianópolis neste post.

Mapa da legislação brasileira para CTI

A VIA reuniu em um único mapa a legislação brasileira para ciência, tecnologia e inovação. O mapa está dividido em legislação federal, estadual e municipal. Contém também leis correlatas à temática, dividas em estaduais e municipais.

 

A VIA possui uma metodologia para integração e orquestração de ecossistemas que, de forma colaborativa, é capaz de identificar os atores e ações realizadas pelas organizações do ecossistema. Nesse sentido, a VIA realizou com a metodologia em 2018 mapeamentos em pelo menos três estados do Brasil. Confira nos links os mapeamentos já realizados: Blumenau – SC, Santa Maria – RS, e Santarém – PA.

Quanto a utilização dos mapeamentos em pesquisa, os pesquisadores da VIA publicaram no 3º Congresso Nacional de Inovação e Tecnologia – INOVA 2018, um artigo realizando uma análise dos atores do ecossistema de Santa Catarina. Você pode conferir o artigo aqui.

Confira a seção dos mapas da VIA! E caso conheça algum habitat de inovação que ainda não está em nosso mapa, entre em contato com a VIA enviando as informações do habitat!

The following two tabs change content below.

Rayse Kiane

Mestre e doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. Graduada em Sistemas de Informação pela mesma instituição . Realiza pesquisas interdisciplinares sobre: inovação na educação, mídia e conhecimento, compartilhamento de conhecimento por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), open science e usabilidade de software.

Latest posts by Rayse Kiane (see all)