Fab Lab E VIA

Habitats de inovação, ambientes de Ba e prototipação

As duas últimas semanas foram intensas na temática de inovação e habitats de inovação. Os alunos da disciplina de Engenharia e Gestão do Conhecimento do curso de Engenharia de Materiais tiveram experiências teóricas e práticas que se relaciona com as possibilidades de empreendedorismo e que envolvem conhecimento e especialização para a realização.

Claro, despertar a atenção, curiosidade, conhecimento e principalmente o desejo de inovar foi o objetivo proposto, trazendo então, a compreensão do papel da inovação e a importância dos ambientes propícios para alavancar o potencial empreendedor e inovador.

Por que inovar? Do silêncio absoluto de mentes tímidas e curiosas emergiu:

  • Suprir novas demandas?
  • Se manter líder no mercado?
  • Se manter competitiva?
  • Diversificar produtos?
  • Propor novas maneiras?

A inovação se caracteriza como sendo algo NOVO ou SIGNIFICATIVAMENTE MELHORADO e que GERE VALOR! 

Neste contexto, importantes estratégias vêm sendo desenvolvidas. Uma delas é o desenvolvimento de habitats de inovação.

Os habitats de inovação são espaços diferenciados, propícios para que as inovações ocorram, pois são locus de compartilhamento de informações e conhecimento, formando networking, e permitem minimizar os riscos e maximizar os resultados associados aos negócios. O habitat de inovação permite a integração da tríplice hélice e procura unir talento, tecnologia, capital e conhecimento para alavancar o potencial empreendedor e inovador (TEIXEIRA et al., 2016).

No âmbito da gestão do conhecimento, espera-se qe estes espaços sejam ambientes de Ba*.

*Ba pode ser definido como um espaço de compartilhamento onde as relações que propiciam a criação e utilização de conhecimento. O conceito de Ba viabiliza uma plataforma para a criação de conhecimento individual e coletivo.

O diálogo que se iniciou na sala de aula se estendeu para além das paredes…

Como prática e, para a explicitação do conhecimento, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer o Fab Lab PRONTO 3D, parceiro antigo da VIA, permitindo contato com o mundo maker e com a realidade dos ambientes de prototipação.

Confira como foi!

Ao final a  integração e o compartilhamento do conhecimento das diferentes partes interessadas de um ecossistema de inovação cria um ambiente propício à inovação. Além disso, compartilhamento e networking estão diretamente relacionadas com minimizar os riscos e maximizar resultados associados ao negócios – ponto central dos habitats de Inovação.

 

Site Pronto 3D 

Faceboook Pronto 3D

 

TEIXIERA, C. S.; EHLERS, A. C. T.; ABDALA, L. N.; MACEDO, M. Habitats de inovação: alinhamento conceital. Perse, 2016. Disponível em: http://via.ufsc.br/download-habitats-de-inovacao/