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Gestão do conhecimento em um ambiente digital: Fab Labs

Fab Labs e Espaço Maker são temas do grupo de estudo do #teamVIA

No último dia 29 de Junho, o #teamVIA reuniu-se para o nosso grupo de estudos semanal. O grupo tem como o intuito compartilhar o conhecimento sobre os temas estudados, além de auxiliar no aprendizado das pesquisas do grupo. O tema da semana foram Fab labs e maker spaces. Dessa maneira, o artigo apresentado é intitulado “Gestão estratégica do conhecimento um ambiente digital: conhecimento tácito e explícito no Fab Labs”, dos autores  Sérgio Maravilhas e Joberto Martins, publicado em 2018.

O que são Fab Labs?

Os Fab Labs são espaços de “mão na massa”, onde os usuários podem aprender uns com os outros. Ademais, são locais de aprendizado por meio da troca de conhecimento entre seus membros. A nomenclatura Fab Lab, foi criada em 2001 no Centro de Bits e Átomos (CBA) do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

 

Fonte: https://bit.ly/2MoqTNZ

Confira aqui nosso post sobre o Fab Lab localizado na UFSC, a Pronto 3d!

Ambientes digitais e a gestão do conhecimento

Os laboratórios permitem o surgimento de inovações, por meio de recursos tecnológicos presentes nos locais. Assim, a criatividade é estimulada, fazendo com que novos produtos sejam criados, baseados em projetos pessoais de ideação. Dessa maneira, a construção apoiada em conhecimento desenvolvida colaborativamente pelos usuários, melhoram os resultados. Nesse sentido, esses espaços proporcionam o desenvolvimento de soluções inovadoras sustentáveis, sociais, econômicas e locais para solucionar problemas reais.

Fonte: <https://bit.ly/2GAV3K4>

Resultados e conclusões

Por meio de entrevistas, além de uma revisão bibliográfica da literatura o estudo buscou analisar e descrever como os Fab Labs gerenciam seus conhecimentos de forma formal e informal. As entrevistas foram realizadas com gerentes de 7 Fab Labs mundiais, sendo eles de Portugal, Espanha, França, Itália e três brasileiros. Dentre os resultados encontrados está a falta de documentos sobre projetos desenvolvidos nos labs. Em sua maioria, o conhecimento é compartilhado basicamente de forma oral. Bem como, a falta de padronização no idioma presente nos documentos, que prejudicam o compartilhamento do conhecimento.

Nesse sentido, com base na pesquisa, os autores concluem:

Informações de projetos, coletivos e individuais, e dos cursos para aprender a operar todas as máquinas e equipamentos do Laboratório, juntamente com regras e regulamentos sobre o uso do espaço, podem ser uma tarefa de disseminação de conhecimento.

Fonte: <https://bit.ly/2YunUtI>

Quer saber mais sobre esses espaços? Confira aqui nosso ebook sobre os Fab Labs brasileiros!

REFERÊNCIAS:

Maravilhas, S., Martins, J., Strategic knowledge management a digital environment: Tacit and explicit
knowledge in Fab Labs, Journal of Business Research (2018), https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2018.01.061The following two tabs change content below.

 

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Maria Eduarda Zanella

Estudante da graduação de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Santa Catarina. Movida por desafios, busca aprender mais sobre inovação, cidades criativas e humanas e levar o conhecimento a comunidade, fazendo de alguma forma um mundo melhor.