Agenda VIA


A carregar Eventos

« Todos os Eventos

  • Este evento já decorreu.

Apresentação da Rede de Monitoramento Cidadão de Florianópolis

24 - Abril @ 19:00 - 22:00

Gratuito

Florianópolis anuncia fundação da Rede de Monitoramento Cidadão

Florianópolis, capital de Santa Catarina, é uma das cinco cidades no Brasil que terá a formação de uma rede de monitoramento cidadão, iniciativa que faz parte do Programa Cidades Emergentes e Sustentáveis do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com o apoio financeiro do Fundo Socioambiental da CAIXA (FSA/CAIXA) e que tem a Baobá – Práticas Sustentáveis como agência executora do projeto.

A Rede de Monitoramento Cidadão de Florianópolis tem como propósito acompanhar o andamento de temas que impactam diretamente na qualidade de vida dos cidadãos. Também tem como objetivo fortalecer a cultura de transparência e participação, além de promover o debate público qualificado, de forma que fomente a eficiência na administração pública e incentive o direcionamento dos recursos públicos e privados para os setores prioritários, promovendo o desenvolvimento sustentável da cidade.

Em Florianópolis, a Assembleia Geral de Constituição ocorrerá no dia 24 de abril, às 14:00h, no auditório Milton Fett da FIESC (Rod. Admar Gonzaga, 2765 – Itacorubi), e a sessão solene de apresentação para a sociedade às 19:00h, no mesmo local. Os dois eventos contarão com a participação de organizações da sociedade civil, iniciativa privada, meios de comunicação e academia.

Para realizar o trabalho de acompanhamento dos temas da cidade, a Rede de Monitoramento Cidadão irá trabalhar com uma lista de indicadores distribuídos em diferentes áreas como segurança, energia, mobilidade, competitividade da economia, desigualdade urbana e uso do solo. Os indicadores prioritários são os que constam no Plano de Ação Florianópolis Sustentável e serão avaliados a partir das estratégias e diretrizes definidas nele.

A metodologia CES foi criada em 2010 e focada em cidades médias e de crescimento acelerado na América Latina e Caribe e, até o presente momento, já foi executada em 71 cidades do continente. Além de Florianópolis, outras quatro capitais brasileiras sediarão as redes de monitoramento cidadão: João Pessoa (PB), Goiânia (GO), Palmas (TO) e Vitória (ES), com apoio financeiro do Fundo Socioambiental da Caixa.

Favor confirmar a presença pelo e-mail tatiana@baobasustentabilidade.eco.br

Detalhes

Data:
24 - Abril
Hora:
19:00 - 22:00
Custo:
Gratuito
Site:
https://www.facebook.com/events/453163341688135/

Organizador

FIESC
Site:
http://fiesc.com.br/

Local

FIESC
Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Itacorubi
Florianópolis , Santa Catarina Brasil
+ Mapa do Google
Site:
http://fiesc.com.br/