Como as crianças podem tornar uma cidade mais inteligente?
Grupo VIA contribui com os primeiros passos da transformação cultural de Florianópolis em uma cidade inteligente!
Em parceria inovadora com o setor de educação da Guarda Municipal de Florianópolis, a VIA realizou, sob a coordenação da profa. Dra. Clarissa Stefani Teixeira, a capacitação de quase 200 professores da rede escolar municipal no tema Cidades Inteligentes, possibilitando sua atuação como multiplicadores junto aos alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Por volta de 9000 crianças serão impactadas nesse ano pelos professores multiplicadores.
O legado dessa ação é a mudança de percepção das crianças sobre o seu potencial de mudança do entorno, da comunidade e da sociedade como um todo. Com isso, teremos cidadãos mais responsáveis, engajados e socialmente ativos no futuro. O primeiro passo é educar as crianças sobre o que é ser cidadão e qual o seu papel na transformação da sociedade.
Cidades inteligentes são aquelas que integram a tecnologia de forma coordenada e sistematizada à sua gestão e que realizam de forma eficiente sua visão de futuro em seis principais dimensões: economia, pessoas, governança, mobilidade, meio ambiente e qualidade de vida. Porém, antes de tudo, seu alicerce é uma relevante combinação de atitudes decisivas, independentes e conscientes de seus diferentes atores: sociedade, governo, mercado e academia. Dessa forma, o tema da capacitação está alinhado ao contexto contemporâneo, voltado à preocupação com o futuro urbano e social, à maior participação cidadã e ao desejo de transformação. Afinal, o futuro começa com as crianças do presente.
A capacitação ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de maio com a especialista do grupo em Cidades Inteligentes, Ágatha Depiné. A pesquisadora é advogada, mestra e doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC, dedicando-se a pesquisar os temas: desenvolvimento social, protagonismo cidadão, engajamento civil e formação do homem político na sociedade do conhecimento.
Para aumentar o impacto da capacitação, o time VIA, da graduação ao doutorado, uniu-se para desenvolver material de apoio aos professores e games para que as crianças sejam envolvidas e se interessem por aprender mais sobre esse conceito. Cada jogo educativo foi criado considerando a faixa etária da criança e seu contexto de aplicação.
Ansiosos para ver o que nossos pequenos cidadãos farão pela cidade! 🙂
UPDATE: como desdobramento dessa ação, no dia 20 de setembro foi apresentado o resultado do XII Concurso de Desenho e Redação da Guarda Municipal de Florianópolis, sob o tema Floripa Inteligente, onde todos os alunos de ensino fundamental das escolas municipais puderam participar após a formação com seus professores. Veja no link.
Latest posts by VIA Estação Conhecimento (see all)
- SebraeHub-SC abre edital para seu Living Lab - 5 de Outubro de 2022
- Startup Weekend: São José recebe 3º Edição do evento na ACATE - 12 de Agosto de 2022
- Floripa Conecta volta a cena em 2022 - 8 de Junho de 2022