WhatsApp Image 2022 10 04 At 15.47.33 (1)

VIA guia turma de Engenharia de Materiais em visita ao PRONTO 3D – FabLab na UFSC

Recepcionados pela profª. Regiane Pupo, coordenadora do Laboratório de Prototipagem e Novas Tecnologias Orientadas ao 3D – PRONTO 3D –, nessa terça-feira (04/10) o grupo VIA guiou os alunos da turma de Engenharia de Materiais ao laboratório que possui a chancela de FabLab pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology).

Conheça mais sobre os FabLabs em nosso e-book de alinhamento conceitual.

O laboratório, do curso de Design da UFSC em Florianópolis, é formado por professores pesquisadores, alunos de graduação e de pós-graduação, participantes de programas de iniciação científica e similares, além de profissionais envolvidos em projetos que se desdobram em aplicações de atividades de pesquisa e extensão. As atividades do laboratório visam a expansão da tecnologia de ponta aliada à criatividade em projetos inovadores e oficinas de capacitação [1].

A profª Regiane explicou que como estratégia de atuação, as atividades do laboratório baseiam-se em 5 pilares que sustentam suas características básicas nas quais ser lúdico, eficiente, colaborativo, criativo e versátil se completam.

pronto3d

Pilares do Pronto3D / Fonte: [1].

 

Ainda, prorrogou sua explicação sobre as atividades desenvolvidas pelo laboratório que possibilitaram destaque mundial em premiações e sua integração na rede de FabLabs global, que atualmente em cerca de 149 países conta com aproximadamente 2 mil fablabs certificados.

Enfim, explicou que atualmente o PRONTO 3D estende-se para além de um único ambiente maker, compondo-se como uma rede já em expansão pelo estado. Assim, possui laboratórios nas cidades de Criciúma, Chapecó e Lages, atendendo cursos de Design, Arquitetura, Engenharias, bem como todas as áreas que envolvam criação, desenvolvimento e produção de modelos, protótipos, maquetes e produtos em escala real, auxiliando as diferentes etapas do processo de projeto.

Uma curiosidade sobre o espaço, é que boa parte da sua mobília, como sofás e poltronas, foram feitos no próprio laboratório, com códigos que hoje são acessíveis para outros que também queiram experimentar. Em suma, trata-se de um ambiente onde a criatividade e a inovação são estimuladas o tempo todo, possibilitando aos alunos que materializem suas ideias em colaboração seguindo um dos principais princípios makers que é o de aprender fazendo.

foto dos alunos no PRONTO 3D

Visita ao PRONTO 3D / Acervo pessoal.

Contato

Conheça mais sobre o PRONTO 3D em seu site oficial clicando aqui.

Dica de leitura

Ficou interessado em conhecer mais sobre laboratórios de prototipagem?

Acesse a Edição da VIA Revista – Movimento Maker.

Referências

[1] PRONTO 3D, 2022. Disponível em: <https://pronto3d.sites.ufsc.br/> Acesso em: 05 out. 2022.

The following two tabs change content below.

Carlos Marcelo Faustino da Silva

Contador pela UFMT, se envolvia com startups desde a graduação, mas se aprofundou quando fundou e foi gestor do Núcleo Criativa da Ativa Incubadora de Empresas. Atualmente estuda e atua com ambidestria organizacional e inovação aberta, buscando melhorar o desempenho em empresas de diferentes estruturas e atuações através da colaboração para inovação. Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento, integrante do VIA Estação do Conhecimento.

Latest posts by Carlos Marcelo Faustino da Silva (see all)