VIA faz retrospectiva e mostra 2018 como um ano de conexões para ensino, pesquisa e extensão
Com muito orgulho a VIA Estação Conhecimento apresenta seus indicadores fazendo a retrospectiva de 2018
Em seu terceiro ano de atuação, o grupo interdisciplinar em habitats de inovação e empreendedorismo – VIA faz o balanço de 2018 mostrando seus resultados de ensino, pesquisa e extensão, por meio de sua retrospectiva. O grupo VIA, ligado do Departamento de Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC, atua com diversas áreas do conhecimento buscando transformar o conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade. Em 2018 impactamos 7970 pessoas com nossas ações. Confira!
Ensino como forma de mostrar o mundo dos habitats de inovação e do empreendedorismo
No ensino, seis disciplinas contextualizaram os temas do grupo, tanto na pós-graduação quanto na graduação. Foram 175 alunos que obtiveram conhecimento acerca do mundo dos habitats de inovação e do empreendedorismo. Além disso, estas disciplinas apresentam como foco a conexão com o ecossistema de inovação, os processos de gestão do conhecimento e as práticas dos habitats de inovação para a atuação com empreendedores inovadores.
Disciplinas da universidade continuam sendo mapeadas. Esse ano, as temáticas de negócios e gestão de projetos ganharam destaque em nossas trilhas de disciplina na graduação e pós-graduação. São quatro novas trilhas implementadas com 16 disciplinas indicadas e que apoiam a UFSC como universidade empreendedora. Ao todo, temos sete trilhas na pós-graduação com 74 disciplinas optativas e obrigatórias nas áreas de conhecimento, criatividade, inovação, propriedade intelectual, gestão de projetos, empreendedorismo e negócios. Já na graduação a universidade oferece 40 disciplinas, nas trilhas de conhecimento, criatividade, inovação, gestão de projetos, empreendedorismo e negócios. Todas as disciplinas podem ser identificadas, por centro de ensino, no nosso site.
O conhecimento científico como carro chefe para as ações de ensino e extensão
Nossas pesquisas somam, em 2018, 56 publicações. Foram nove artigos em periódicos, 10 livros publicados, 17 capítulos de livros, 18 artigos em congressos e duas revistas temáticas, com foco em incubadoras e inovação no governo.
Em 2018 focamos no desenvolvimento das nossas metodologias. Cinco oficinas de mapeamento de ecossistema foram realizadas de forma a validar o construto teórico. Cidades como Santa Maria – Rio Grande do Sul, Chapecó, Tubarão e Blumenau – Santa Catarina e Santarém – Pará tiveram seus ecossistemas mapeados. Além disso, oficinas de criatividade e inovação, que permitem a geração de soluções para problemas reais, foram realizadas com as universidades de estados de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Ao todo 306 pessoas participaram das dinâmicas conduzidas pelo #teamVIA.
Disseminamos o que foi realizado pelos alunos com diversas exposições pela cidade. Lançamos cinco novos games e atendemos outras localidades de Santa Catarina!
Além dos 11 mapas da VIA, em 2018 foram criados três mapas novos para situar os atores existentes nas cidades brasileiras como Santa Maria – Rio Grande do Sul, Florianópolis – Santa Catarina e na região dos lagos (que inicia sua ativação do ecossistema de inovação de Santa Catarina). Também compartilhamos, por meio de um mapa georreferenciado, a legislação correlata para as práticas de ciência, tecnologia e inovação do Brasil. Além da legislação estadual e municipal é possível encontrar outras iniciativas praticadas no Brasil.
As ações de extensão permitem a aplicação prática do conhecimento científico
2018 foi marcado pelas conexões com diferentes instituições. Foram 12 palestras atingindo um público de 1614 pessoas. Quatro Circuitos de Habitats de Inovação e Empreendedorismo foram realizados com a conexão de 20 atores públicos e privados do ecossistema e 237 pessoas alcançadas. Além disso, nossos eventos foram transmitidos ao vivo e podem ser acessados no nosso facebook.
Recebemos 28 delegações do país e exterior, com o Open Sapiens, e mostramos o nosso ecossistema, fazendo a Rota da Inovação!
A VIA foi convidada para diversos eventos. Participamos do Congresso de Prefeitos e nele aplicamos nossa metodologia para o Prêmio Soluções Inovadoras. Participamos do Fórum Smart City e do Startup Summit onde podemos mostrar nossos games e ações.
Estivemos também em Santarém – Pará e Blumenau – Santa Catarina para falar das ações da VIA e aplicar nossas metodologias. Além disso, Florianópolis foi palco de diversas intervenções com conexões entre VIA e atores do ecossistema.
Projetos e parcerias VIA
Participamos ativamente da Rede de Inovação de Florianópolis, com os projetos de credenciamento e monitoramento dos centros de inovação de Florianópolis (ACATE CIA Primavera, Soho, Downtown e Sapiens Parque) e do Livin Lab Florianópolis. Ambos operados com metodologia VIA e lançados, em 2018, pela ACATE e Prefeitura Municipal de Florianópolis.
Além disso, junto ao Pacto pela Inovação lançamos a pesquisa do Observatório VIA de Habitats de Inovação que fará análise dos habitats catarinenses. Desta forma, nossos projetos são realizados com importantes parceiros que compartilham dos mesmos sonhos! São atores que inspiram mudanças, transformam ideias e conectam talentos… bem como gostamos!
14 projetos desenvolvidos envolvendo nossos alunos em situações reais que permitem a aplicação do conhecimento científico junto aos atores do ecossistema. Destaque para ações nas escolas públicas municipais de Florianópolis, com o concurso de Desenho e Redação realizado pela Guarda Municipal. Há dois anos atuamos em conjunto para capacitar alunos e professores sobre a temática de cidadania, cidades e inovação. Em 2018 foi especial! Conseguimos revitalizar a fachada da Escola Municipal Antônio Paschoal Apóstolo com apoio de artistas, arquitetos e comunidade.
Revitalização na fachada da Escola Municipal Antônio Paschoal Apóstolo.
Iniciamos o processo de construção do nosso ambiente maker. Afinal, já temos metodologia de pré-incubadoras, distritos, centros de inovação, gamificação na educação, hackathons e living lab. Assim, novos desafios surgem! 2019 será o ano de, junto com nossos parceiros Due, Minibot e Atto Educacional, implantarmos a metodologia VIA maker!
Estamos no mundo!
Com diferencial, não estamos apenas dentro da academia. Estamos no mundo em conexão com diversos atores! Nosso tour foi realizado em oito estados brasileiros e 17 cidades foram visitadas para conhecermos os habitats de inovação existentes. No exterior, visitamos 32 cidades de 11 países! Dentre eles, Estados Unidos, Canadá, Itália, Alemanha, Espanha, França, Bélgica, México, China, Uruguai e Espanha. Conhecemos mais de 56 habitats de inovação pelo mundo! Estes servem como benchmarking para nossos estudos e nossas ações. Nascemos local e somos global! #GoGoGo
O Acordo de Cooperação com Barcelona foi firmado e hoje temos dois alunos junto aos habitats de inovação da cidade atuando em conjunto com a Universidade La Salle e sob a orientação de Josep Piqué.
Estamos em REDE! Vem muita coisa por aí! #internacionalizaçãoVIA #conexãocomecossistema
Latest posts by VIA Estação Conhecimento (see all)
- SebraeHub-SC abre edital para seu Living Lab - 5 de Outubro de 2022
- Startup Weekend: São José recebe 3º Edição do evento na ACATE - 12 de Agosto de 2022
- Floripa Conecta volta a cena em 2022 - 8 de Junho de 2022