Acordo

UFSC e UFSM assinam acordo de cooperação técnica

Universidades se unem para cooperação técnica em ambientes de inovação e empreendedorismo

Como forma de potencializar e compartilhar o conhecimento,  a AGITTEC (UFSM) e o grupo VIA Estação Conhecimento (UFSC) assinam acordo de cooperação. A iniciativa objetiva o desenvolvimento de projetos relacionados ao diagnóstico, criação, consolidação, crescimento e sustentabilidade de habitats e de ecossistemas de inovação bem como a realização de eventos e construção de metodologias que propiciem a difusão da mentalidade empreendedora em diferentes níveis. Segundo a professora Clarissa Stefani Teixeira, líder do grupo VIA, o acordo vai beneficiar não apenas a pesquisa, mas também os projetos de extensão e as atividades de ensino de ambas as instituições. Como exemplo disso, a Disciplina de Habitats de Inovação que está sendo realizada em rede já conta com profissionais da UFSM. Discentes e docentes de ambas as universidades já vinham desenvolvendo ações em conjunto, participando dos grupos de pesquisa e desenvolvendo pesquisa. O Acordo irá potencializar as ações e aproximar ainda mais, destaca a professora. O acordo tem duração para os próximos cinco anos.

A Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (AGITTEC) desenvolve diversas ações que compreendem o desenvolvimento empreendedor, como incubação e transferência de tecnologia. O grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento, vinculado ao Departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC, é reconhecido pela sua atuação nos temas de habitats de inovação, ecossistemas de inovação e empreendedorismo inovador. Com esse acordo, ambos buscam unir esforços para desenvolverem ações em conjunto, em prol do desenvolvimento e propagação da inovação em estados e regiões do Brasil e da América Latina.

Para que se viabilize os objetivos do acordo, a UFSC deve dar acesso à AGITTEC  às metodologias desenvolvidas pelo Grupo VIA Estação Conhecimento, permitir o uso de infraestrutura física do Grupo para realização de estudos em conjunto entre as duas instituições e participar do desenvolvimento de ações, projetos e novas metodologias em conjunto com a AGITTEC. À UFSM compete permitir ao Grupo VIA o uso de infraestrutura da AGITTEC, fornecer ao Grupo informações sobre os programas de incubação e pré-incubação bem como do Ecossistema de Santa Maria e do projeto de estruturação do Parque da UFSM e participar do desenvolvimento de ações, projetos e novas metodologias em conjunto com o Grupo VIA.

As duas partes poderão definir, mediante instrumentos próprios, as ações, implicações de ordem financeira, prazos, recursos físicos e ou humanos, bem como quaisquer outros compromissos a serem assumidos.

Texto adaptado de:  Giovana Dutra, acadêmica de Jornalismo e bolsista da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agittec)

Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.

Latest posts by VIA Estação Conhecimento (see all)