UFSC é a 11ª universidade mais empreendedora do Brasil
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) ficou em 11º lugar no Ranking das Universidades Empreendedoras (RUE) de 2021, na edição de 2019 a UFSC havia conquistado a 6ª posição.
A edição de 2021 contou com 126 instituições e houve alteração em um indicador da Cultura Empreendedora que levou em consideração o Ensino remoto emergencial instaurado devido à pandemia do COVID-19.
Desempenho UFSC
O RUE analisa o empreendedorismo acadêmico por meio de seis dimensões:
A UFSC continuou entre as TOP 10 na dimensão Extensão a qual apresenta como indicadores: redes – indicador que mostra como AIESEC, Brasil Júnior e Enactus são vistas; altimetria – impacto das produções científicas em ambientes online e ações de extensão cadastradas na universidade.
A UFSC também aparece entre as 10 mais bem colocadas na dimensão Capital Financeiro, baixou uma posição comparando com a edição anterior, ficando no 6º lugar neste ano.
São indicadores dessa dimensão: Orçamentos e Fundos patrimoniais.
A UFSC estava em 8º lugar na dimensão Internacionalização em 2019, e não figura mais entre as dez melhores nessa dimensão.
O Ranking ainda não disponibilizou as posições da UFSC referentes às outras dimensões como Cultura Empreendedora, Infraestrutura, Inovação e Internacionalização, mas no ranking geral a UFSC ficou em 11º lugar:
Impactos da COVID-19
A Edição de 2021 realizou uma pesquisa de pesquisa de percepção sobre a adaptação ao remoto emergencial com 24 mil estudantes universitários.
De acordo com a pesquisa, o ensino presencial, com 65%, se posicionou na zona de qualidade: poucos ajustes precisam ser feitos para melhorar a experiência para a excelência. Já o ensino remoto, com -17%, ficou na zona crítica: existem muitos agentes falando mal da sua atividade e da má experiência que o seu serviço gerou (BRASIL JÚNIOR, 2021)
A insatisfação quanto ao ensino remoto pode ter sido em razão da não escolha dos alunos e também devido ao fato da forma inesperada que as universidades procederam. De qualquer forma, por mais que notas razoáveis tenham sido dadas aos serviços disponibilizados e a postura durante o ensino remoto, não foi uma experiência recomendável para os discentes (BRASIL JÚNIOR, 2021).
Referências Bibliográficas
BRASIL JÚNIOR. Ranking das Universidades Empreendedoras, 2021.
Juliana de Souza Corrêa
Latest posts by Juliana de Souza Corrêa (see all)
- Lançamento do Ebook de Habitats de Inovação nas Universidades Federais - 14 de Agosto de 2024
- Universidades Empreendedoras: conheça a nova edição da VIA Revista! - 23 de Junho de 2024
- As múltiplas faces da Universidade Empreendedora - 10 de Outubro de 2023