
Temática de parques é abordada em Programa Estação Conhecimento
Segundo episódio da série Estação Conhecimento aborda a dinâmica dos parques
Com foco na tipologia de parques, especialistas e gestores brasileiros e internacionais apresentam informações sobre os ambientes dos parques e mostram as potencialidades e transformações ocorridas nestes ambientes.
Os parques são ambientes localizados em diversas partes do mundo. Desde 1950, com protagonismo de Stanford, diversas regiões foram se organizando para melhorar o desenvolvimento de seus territórios e criar sinergias entre universidades e empresas. Com destaque para a Europa, diversos mecanismos são encontradas incluindo sua orientação ao ambiente urbano e transbordando seus benefícios para além de sua área geográfica. No Brasil estão em operação 64 parques. Muitas iniciativas são ligadas as universidades e fomentadas pelo governo, tanto federal quanto estadual. Observa-se também presença de parques privados.
Quer saber mais sobre a personalidade jurídica dos parques brasileiros? Acesse: Teixeira, C., Santos, G., & Moré, R. (2018). Legal Model of Brazilian Science and Technology Parks. International Journal of Innovation, 6(1), 54-67.
Entendidos como operacionalizadores da política pública, os parques fomentam ainda externalidades positivas para seu entorno e aumentam a competitividade das empresas.
Confira nossa animação:
Sobre o programa Estação Conhecimento
No dia 29 de outubro, no canal da TV UFSC, o Estação Conhecimento foi lançado. O programa, inédito no Brasil, é dedicado a inovação e empreendedorismo, tendo como pano de fundo os habitats de inovação e sua cultura para a transformação. Segundo a professora Clarissa Stefani Teixeira, líder do grupo VIA Estação Conhecimento, os habitats de inovação são espaços propícios para que as inovações ocorram e com eles a cultura para a inovação e para o empreendedorismo é potencializada nas regiões. Estes espaços englobam diferentes tipologias que vão desde cidades a coworkings. O Programa busca impactar muito além do público acadêmico. Com o alcance por meio de diversas redes queremos entrar nos lares para que as pessoas conheçam o que são esses ambientes, como elas podem estar inseridas nesses espaços e como estes podem ajudá-las. Nossa expectativa é que de alguma forma o Estação Conhecimento sirva de inspiração para a entrada no mundo da inovação e do empreendedorismo.
O Segundo episódio vai ao ar no dia 30 de outubro às 20 horas. Acompanhe no canal da TV UFSC! Os episódios também podem ser encontrados na nossa página. Acesse!