Open Sapiens 1

Projeto Open Sapiens inicia com visitas da UFSC e delegação de Fortaleza

Como falamos na terça-feira (28/03) foi inaugurado um espaço na homepage do Sapiens Parque destinado para a inscrição para grupos de visitação guiada, o Projeto se chama Open Sapiens, uma parceria do grupo de pesquisa VIA Estação Conhecimento com o próprio parque.  A agenda já começou a ser preenchida e nos dias 29 e 30 de março recebemos os primeiros grupos.

Dia 29 de março, tivemos o prazer de receber a turma da disciplina Tópicos especiais em R.I do curso de Relações Internacionais da UFSC. A professora Iara Costa Leite, responsável pela disciplina, foi quem orquestrou a visita destinada a mostrar aos alunos o maior Parque de Inovação do Brasil. A visita iniciou no auditório Floripa Interativa do InovaLab com uma apresentação institucional do parque, feito pela Silviane Souza da Fundação CERTI. Em seguida, o coordenador do projeto e João Tibincovski e Ingrid Cirio, ambos membros do VIA, finalizaram apresentando o grupo de pesquisa e seus respectivos projetos/ações aos alunos. A visita terminou com um passeio pelo parque, expondo cada edifício e suas funcionalidades.

Ontem, 30 de março, foi a vez de recebermos uma delegação de agentes públicos do Ceará e empresários de Florianópolis que dedicaram a viagem para conhecer o ecossistema de inovação de Florianópolis, percorrendo o trajeto da Rota de Inovação retomado pela Prefeitura Municipal de Floriaípolos.

Além da visita na ACATE, realizada no dia 29, o grupo em conjunto com a Prefeitura Municipal de Florianópolis com o apoio da sperintendência em Ciência, Tecnologia e Inovação, pela parte da manhã, visitou o Centro Sapiens e o Pronto 3D na UFSC, finalizando a visita no Sapiens Parque. No Floripa Interativa a apresentação institucional foi conduzida por Renan Schaefer, da Fundação CERTI. Em seguida, o grupo seguiu em tour pelas empresas instaladas no Sapiens como a Reitz Innovation – tecnologia da área de Saúde. O tour se encerrou com uma visita completa a sede da Softplan, onde os visitantes conheceram todas as divisões da empresa e seus respectivos produtos.

Segundo o coordenador do projeto João Tibincovski, essas primeiras duas visitas foram um sucesso e devem ser usadas de exemplo para as próximas. Tibincovski ressalta a importância de conhecer esses ambientes e os ganhos são tanto para os visitantes quanto para o próprio Parque.

João Tibincovski

Entusiasta por inovação, é graduando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina, onde pesquisa Habitats de Inovação pelo laboratório VIA Estação Conhecimento.

Latest posts by João Tibincovski (see all)