WhatsApp Image 2021 11 28 At 10.26.50 (1)

Grupo VIA participa da inauguração do Museu de Florianópolis

Um museu que já foi cadeia?

Na passada terça feira 23 de novembro o grupo VIA participou da cerimonia de inauguração do Museu de Florianópolis. O prédio histórico é um dos tantos bens tombados da cidade e foi construído 1780. Passou por um minucioso processo de restauração de 2016 até 2018 para adequar o espaço ao museu.

Vale destacar que o atual prédio do Museu de Florianópolis foi originariamente construído para albergar a Casa de Câmara e Cadeia. Esses tipo de construção colonial era usado para a administração pública  (procuradores, Vereadores, Juízes, Guarda Municipal), e para a cadeia.  A cadeia da cidade funcionou nesse prédio desde a sua construção até inícios do século XX quando foi transferida para outro local.

No entanto, nas décadas posteriores o prédio teve diferentes funções. Sediou à Assembleia Legislativa, o Tribunal de Justiça, o IBGE, o arquivo municipal e o Gabinete do Prefeito.

O que é possível encontrar no museu?

De fato, o mais novo Museu de Florianópolis tem muita coisa para ver.  Em 08 módulos distribuídos em o2 andares, o espaço apresenta uma harmoniosa combinação entre o passado e o futuro. É assim que a arquitetura colonial portuguesa se integra com as novas tecnologias disponibilizadas.

Baseado em um conceito inovador que vai além dos modelos tradicionais, mas trazendo características dos museus históricos, o museu preserva a memória da Capital catarinense, ao mesmo tempo em que olha para o tempo presente para compreender a complexidade das questões contemporâneas da cidade, de modo a abrir um diálogo para o futuro”.(SESC- SC, 2021)

Logo após a entrada, no térreo do museu, encontramos um dos destaques tecnológicos.  No módulo os visitantes podem conhecer a história do edifício clicando nas fotografias dos totens interativos. Assim, com o uso do touch screen, os visitantes veem o antes e depois do prédio, e de pontos estratégicos da cidade.

Desta forma, no novo espaço cultural,  o visitantes tem uma ampla oferta histórico-cultural da cidade de Florianópolis. Poderão conhecer a história da cidade (desde a chegada dos primeiros habitantes até os dias atuais), como também a sua evolução econômica, histórica e cultural.

Também, o Museu de Florianópolis conta com exposições de longa duração e temporárias, sala de eventos, café, e tem uma interessante programação cultural.

Por último,  a localização estratégica no centro histórico amplia a oferta cultural de moradores e de turistas que visitam a cidade.

Ficou com vontade de visitar o Museu de Florianópolis?

Os ingressos, horários de visitação e mais detalhes sobre o espaço cultural estão disponíveis no site.  Basta clicar nesse link: https://www.sesc-sc.com.br/museudeflorianopolis/portal/

Referências

SESC-SC, Disponível em: <https://www.sesc-sc.com.br/museudeflorianopolis/portal/>. Acesso em: 26 nov.2021.

The following two tabs change content below.

Alison Bibiana Autino Cabrera

Advogada Trilíngue, natural do Uruguai. Graduação em Direito pela URCAMP/RS. Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a inovação pela UFSC. Especialista em Direito Público e pós-graduanda em Direito Aplicado pela FURB. Atua com ênfase no Direito Internacional: imigração, investimento estrangeiro, internacionalização de empresas, negócios e contratos internacionais. Membro da Comissão de Direito e Relações Internacionais da OAB/SC.