Hackathon Sepoc 2021

Hackathon SEPOC 2021: fim da jornada!

Ocorreu no último sábado (25) a live de encerramento do Hackathon SEPOC 2021. O evento, realizado de maneira 100% remota, contou com inscritos e mentores de Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.

O desafio dessa edição era desenvolver uma solução para o gerenciamento de recursos energéticos distribuídos, incluindo a proposição de negócios sustentáveis na área. A condução das equipes para a elaboração das soluções ao desafio proposto contou com apoio e condução através da metodologia do grupo VIA Estação Conhecimento.

O time de mentores contava com 3 para Design, 7 de Energia e otimização, 6 da área de Negócios e 5 em Tecnologia da Informação/Software, para guiar sete equipes também multidisciplinares que se dividiam entre integrantes de diversas áreas como Engenharia Elétrica, Tecnologia da Informação, Design e Negócios.

Confira abaixo o nome das sete equipes que concluíram o desafio:

O Professor Lucas Bellinaso, coordenador do curso de Engenharia Elétrica da UFSM e organizador do Hackathon SEPOC 2021, destacou o alto nível das soluções apresentadas pelos grupos.

As equipes desenvolveram ideias de negócio muito boas e fizeram trabalhos técnicos muito bons, mesmo trabalhando de forma remota. O fato de ser um evento online também foi muito bom, pois permitiu a participação de pessoas de vários estados do Brasil”, afirmou Lucas.

Cada uma das equipes teve cinco minutos para apresentar o pitch do modelo de negócio elaborado e, em seguida, mais cinco para fazer a apresentação da solução técnica para a banca avaliadora.

A equipe vencedora do desafio, e que garantiu uma premiação de R$ 7 mil + mentoria com a WOW Aceleradora, foi a Identidade. O grupo propôs um sistema completo e otimizado de geração distribuída (GD), que inclui a fonte renovável, o gerador, o banco de bateria e um software inteligente de análise e comparação das fontes de energia. Completaram o pódio as equipes EcoTrust e UHW, respectivamente.

O prêmio de equipe destaque, concedido pelos mentores, ficou com a Concept/A, em reconhecimento ao esforço e à dedicação despendidos ao longo do desafio.

Foi uma experiência transformadora, tanto para os mentores, quanto para os participantes”, completou Lucas.

A próxima edição do SEPOC, evento promovido pelo ramo estudantil IEEE UFSM Student Branch, já tem data marcada. Dos dias 12 a 15 de novembro de 2022, acontecerá a 14ª edição do seminário, com o tema central Inteligência e Conectividade.

The following two tabs change content below.

Carlos Marcelo Faustino

Contador pela UFMT, estudava sobre startups desde a graduação, mas atuou mais ativamente na área quando fundou e foi gestor do Núcleo Criativa da Ativa Incubadora de Empresas. Atualmente mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento, integrante do VIA Estação do Conhecimento. Continua ajudando as startups sempre que pode.