Henrique Almeida
Agecom UFSC

Hack the UFSC: Como tornar a UFSC mais empreendedora e inovadora?

Pesquisa visa identificar quais os problemas e desafios percebidos pela comunidade universitária para tornar a UFSC mais empreendedora e inovadora

As universidades ainda precisam de adaptações para o trabalho da missão trazida por Etzkowitz (1998) de serem empreendedoras. Além do ensino e da pesquisa – primeira e segunda missão – as universidades se aproximam das demandas da sociedade pela tradução do conhecimento em utilidade econômica e social (ALMEIDA; CRUZ, 2010; ETKOWITZ, 2003).

A Terceira Missão das Universidades vem evoluindo e pode ser compreendida como a soma de todas as atividades relacionadas com a geração, uso, aplicação e exploração do conhecimento universitário, capacidades e recursos, fora do ambiente acadêmico (COMPAGNUCCI; SPIGARELLI, 2020, p. 5).

O desenvolvimento do empreendedorismo, no âmbito da universidade, perpassa práticas de ensino, pesquisa e extensão. Assim como observado em universidades de países desenvolvidos, currículos empreendedores devem incluir práticas e projetos reais, possibilitando inclusive a transferência de tecnologia (DRIVAS et al., 2018) e de conhecimento.

De forma resumida as atividades relacionadas à inovação e empreendedorismo no ambiente acadêmico são: ensino, cursos de treinamento, educação empreendedora, publicação, patente, licenciamento, serviços de consultoria, serviços técnicos, serviços comunitários, criação de negócio, fundos de investimento, contrato de pesquisa, pesquisa colaborativa, infraestrutura de incubadora, parques tecnológicos, Núcleo de Inovação Tecnológica, fundo externo, ciência em larga escala, comercialização do conhecimento, grupos de pesquisa, Programas e escritórios para aumentar as parcerias com indústria, governo e comunidades (SCHMITZ et al, 2017), além de parcerias e redes internacionais.

HACK THE UFSC

Nesse sentido, os alunos da Disciplina de Habitats de Inovação, do Departamento de Engenharia do Conhecimento da UFSC estão realizando uma atividade que faz parte do projeto denominado “Hack the UFSC”.

Desenvolvida pelo grupo VIA, a ação tem por objetivo criar  projetos para transformar o campus universitário num ambiente melhor e mais inclusivo, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas.

Assim, o trabalho se pauta num processo de criação colaborativa denominado placemaking, o qual instiga os participantes a reimaginar e reinventar a UFSC. Neste ano, o Hack the UFSC conta com o apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa de Santa Catarina (FAPESC) e tem como tema o empreendedorismo e a inovação. Para tanto, durante a disciplina foi desenvolvido um formulário visando identificar os desafios e problemas percebidos pela comunidade acadêmica para que a UFSC seja mais empreendedora e inovadora.

Então, se você faz parte da comunidade acadêmica, acesse o formulário AQUI e dê a sua opinião!

O Formulário é uma das etapas da metodologia que no semestre de 2021/1 será da seguinte maneira:

hack the ufsc

Essas instituições fornecem o principal ativo para a inovação: pessoas com conhecimento, os chamados talentos. Possibilitam o desenvolvimento de novas pesquisas, construção de novos conhecimentos e, criação de novas tecnologias.

Essas interações mantém o ecossistema ativo e promovem o desenvolvimento sócio-econômico pelo valor criado através do compartilhamento de conhecimento.

Para saber como foi a edição de 2022-1 acesse aqui.

Foto de capa: Henrique Almeida /Agecom UFSC.

Referências Bibliográficas

COMPAGNUCCI, L.; SPIGARELLI, F. The Third Mission of the university: A systematic literature review on potentials and constraints. Technological Forecasting and Social Change, v. 161, p. 120284, 2020.

DRIVAS, K.; PANAGOPOULOS, A.; ROZAKIS, S. Instigating entrepreneurship to a university in an adverse entrepreneurial landscape. The Journal of Technology Transfer, v. 43, n. 4, p. 966-985, 2018.

ETZKOWITZ, Henry. The norms of entrepreneurial science: cognitive effects of the new university–industry linkages. Research policy, v. 27, n. 8, p. 823-833, 1998.

ETZKOWITZ, Henry. Research groups as ‘quasi-firms’: the invention of the entrepreneurial university. Research Policy, 2003.

Juliana de Souza Corrêa

Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento na Universidade Federal de Santa Catarina, formada em Relações Internacionais (UFSC) e com especialização em Inovação em Gestão Pública. Servidora da UFSC e integrante do Grupo VIA atuando junto ao Pacto pela Inovação de Santa Catarina e realizando pesquisas com foco em inovação e empreendedorismo.

Latest posts by Juliana de Souza Corrêa (see all)