Florianópolis recebe Rede de Monitoramento Cidadão
O acompanhamento da evolução dos indicadores de uma cidade é uma ação imprescindível para alcançar maiores níveis de desenvolvimento, atingindo temas econômicos, sociais e ambientais. Neste sentido, a Iniciativa de Cidades Emergentes e Sustentáveis (ICES) do Banco Interamericano de Desenvolvimento (DIB) lançou a Rede de Monitoramento Cidadão, cujo objetivo é envolver a sociedade no acompanhamento das ações públicas que visem o desenvolvimento das cidades.
O projeto do BID, em parceria com a CAIXA e o Baobá – Práticas Sustentáveis, está sendo implantando em seis cidades brasileiras, entre elas Florianópolis. Por meio da criação de um grupo multidisciplinar de especialistas, envolvendo atores do meio empresarial, acadêmico, imprensa e governo, a meta é elaborar um diagnóstico das cidades contempladas pelo projeto, baseado em indicadores de vários domínios relacionados ao desenvolvimento urbano. A partir daí, espera-se desenvolver um plano de ação para promover o desenvolvimento sustentável destes municípios.
Em Florianópolis o Plano de Ação será voltado principalmente para temas como mobilidade, energias renováveis e eficiência energética, gestão pública e fiscal, ordenamento territorial, vulnerabilidade a desastres naturais decorrente de mudanças climáticas e saneamento básico.
A metodologia foi criada em 2010 pelo ICES e já foi implantada em outras 61 cidades da América Latina e Caribe onde se observa acelerado crescimento econômico e populacional. No Brasil, a Rede de Monitoramento Cidadão está sendo implantada também em Goiânia, João Pessoa, Palmas, Três Lagoas e Vitória.
A Rede de Monitoramento Cidadão em Florianópolis foi lançada no dia 24 de abril, em evento na sede da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina.
Constituem a Rede:
Presidência: FloripAmanhã
Vice-Presidência Técnica: UFSC – VIA Estação Conhecimento
Vice-Presidência Administrativa: RIC TV Record
Grupo Estratégico Monitoramento: Observatório Social Florianópolis
Grupo Estratégico Inteligência: UFSC – BrGOV – Observatório Brasileiro de Governança Publica/CSE
Grupo Estratégico Comunicação: RIC TV Record
Grupo Estratégico Competitividade: FIESC
Conselho Fiscal: OAB/SC, CRC/SC, BPW Florianópolis
Conheça o Plano de Ação Florianópolis Sustentável.
Latest posts by VIA Estação Conhecimento (see all)
- SebraeHub-SC abre edital para seu Living Lab - 5 de Outubro de 2022
- Startup Weekend: São José recebe 3º Edição do evento na ACATE - 12 de Agosto de 2022
- Floripa Conecta volta a cena em 2022 - 8 de Junho de 2022