Foto Enapid

Eventos sobre propriedade intelectual e inovação movimentaram Floripa!

O terceiro dia da Semana da Inovação em Florianópolis (25 de novembro), composta pelo IX Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (Enapid); o II Congresso Internacional: Inovação Aberta na Indústria de Alimentos e Bebidas; o Congresso Internacional de Inovação Aberta: Pesquisa & Desenvolvimento; e o IV Congresso Internacional de Energia: Eficiência Energética, Sistema de Inovação Climática e Desenvolvimento Sustentável, teve apresentações de trabalhos e de pôsteres. O ENAPID trouxe a primeira edição do Congresso Internacional: Pesquisa & Desenvolvimento visa debater os problemas e possíveis soluções para o marco regulatório da inovação aberta.  Iolanda Fierro do INPI, coordenou as apresentações orais e a VIA Estação Conhecimento teve 8 dos 12 trabalhos apresentados na sala 7, os quais trataram os seguintes temas:

• Medellínnovation: contextualização e a análise da iniciativa colombiana
  • Laboratórios de fabricação digital um estudo da região sul
  • O case Centro Sapiens: análise e contextualização da iniciativa de revitalização urbana da capital catarinense
  • CELTA e MIDI: um estudo de caso das incubadoras de Florianópolis
  • A análise das redes catarinenses de apoio à inovação e aos negócios
  • Análise do depósito de patentes realizados pela Universidade Federal de Santa Catarina entre os anos de 1999 e 2015
  • A análise das redes catarinenses de apoio à inovação e aos negócios
  • Parques científicos e tecnológicos: análise do estado de Santa Catarina

O evento ainda contou com a palestra sobre Novo Marco Legal da Inovação –> http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13243.htm

As temáticas do evento versaram sobre os avanços do novo marco legal com Gesil Sampaio Amarante, do FORTEC e  Jean Carlo Vogel da SDS/SC. Vogel ainda apresentou os 13 Centros de Inovação que estão sendo implantados no Estado de Santa Catarina.

Gesil indica que entre as principais modificações da lei para se refletir estão:

• O novo marco legal dispensa da obrigatoriedade de licitação para compra ou contratação de produtos para fins de pesquisa e desenvolvimento (P&D);
    • Permite que a União financie, faça encomendas diretas e até participe de forma minoritária do capital social de empresas com o objetivo de fomentar inovações e resolver demandas tecnológicas específicas do país;
    •  Acorda que os professores das universidades públicas em regime de dedicação exclusiva exerçam atividade de pesquisa também no setor privado, com remuneração, aumentando 120 horas para 416 horas anuais (8 horas/semana), o tempo de dedicação fora da universidade;
    • Aprova que as universidades e institutos de pesquisa compartilhem o uso de seus laboratórios e equipes com empresas, para fins de pesquisa (desde que isso não interfira ou conflita com as atividades de pesquisa e ensino da própria instituição);
    •  Consente que as empresas envolvidas nesses projetos mantenham a propriedade intelectual sobre os resultados das pesquisas, e regras simplificadas e redução de impostos para importação de material de pesquisa.

Além disso, foi comentado que por meio desse novo marco se tem a intenção de avançar nas pesquisas não apenas dentro das universidades, como também das empresas.

Vogel, por sua vez, mostrou o que o estado de Santa Catarina vem construindo para potencializar a inovação e o empreendedorismo catarinense. Santa Catarina está com iniciativa de implantação de 13 Centros de Inovação, que além de atuarem em rede irão:
    – ativar o ecossistema de inovação;
    – ser referência no apoio ao empreendedorismo inovador e;
    – ser o motor da cultura inovadora.
    Os Centros de Inovação estão nos municípios: Tubarão, Criciúma, Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Brusque, Rio do Sul, Joaçaba, Chapecó, Joinville, Jaraguá do SUl, São Bento do Sul e Lages (já inaugurado em julho de 2016).
      A VIA preparou um mapa exclusivo para que você se localize! 🙂 Acesse:  https://mapme.com/centros-de-inovação-de-santa-catarina

centros-de-inovacao-sc

Quer saber mais sobre o evento e as palestras? Acesse: <

>.

Apresentação feita pelo prof. Gesil Sampaio Amarante:

Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.

Latest posts by VIA Estação Conhecimento (see all)