Carlos Faustino

Ecossistema em ação: FAPESC e ACATE em parceria com Innoway realizam mapeamento de cultura de inovação em empresas

O Innovation Culture Report (ICR) é uma iniciativa fomentada pela FAPESC, realizada pela ACATE com o apoio da empresa Innoway. O mapeamento utiliza-se de dados coletados de dentro das próprias empresas e visa desenvolver um plano de evolução da cultura de inovação da Grande Florianópolis, ajudando a identificar as forças, oportunidades e potenciais melhorias para impulsionar o crescimento sustentado das empresas e seus colaboradores [1].

Empresas: por que participar?

Além de garantir uma ação em prol do ecossistema, visto que o mapeamento poderá subsidiar estudos e planejamentos a nível territorial, as empresas aproveitam da metodologia da Innoway para o desenvolvimento de uma cultura mais inovadora por meio da inteligência de dados.

A Innoway disponibiliza como resultado um diagnóstico sobre a cultura de inovação das empresas, feito através de uma pesquisa anônima online com líderes e colaboradores, que gera um relatório técnico sobre o status das pessoas e sobre uma parte mais técnica e ferramental da empresa em relação à inovação.

Para o mapeamento, essa metodologia está sendo disponibilizada de forma gratuita.  Assim, a empresa conseguirá ter uma ampla visão das forças, oportunidades e potenciais melhorias para impulsionar o crescimento por meio da inovação.

Ainda, de acordo com seu nível de maturidade, adquire um selo exclusivo de cultura inovadora, dando maior visibilidade para suas ações.

“Num país com um déficit de 300 mil profissionais na área de inovação, participar de uma certificação acreditada sobre uma cultura inovadora, pode auxiliar a atrair talentos para a sua empresa. Aquelas que atingem o nível avançado e fluente, recebem um selo, em parceria com a ACATE, que atesta esta virtude.”

[1] Innoway

Além disso, o diagnóstico ainda permite um benchmarking com a base de dados da Innoway, assim em uma base comparativa o gestor consegue visualizar como está a maturidade de inovação da sua empresa em relação as demais.

Por fim, com o lançamento do Innovation Culture Report previsto para o final do segundo semestre de 2022, sua empresa terá visibilidade de todo o ecossistema.

Como participar do mapeamento?

Se ficou interessado em colaborar para desenvolver um plano de evolução da cultura de inovação da Grande Florianópolis, ajudando a identificar as forças, oportunidades e potenciais melhorias para impulsionar o crescimento sustentado das empresas e seus colaboradores [1], não deixe de participar do mapeamento: acesse aqui.

Conheça mais sobre a Innoway.

Leia mais sobre inovação:

Por que mesmo empresas de sucesso devem pensar em ambidestria e inovação aberta?

Inovação aberta: como aproximar universidades e empresas

Ambidestria e Inovação Aberta: será que dá match?

Ambidestria organizacional: é preciso mais do que inovar

The following two tabs change content below.

Carlos Marcelo Faustino da Silva

Contador pela UFMT, se envolvia com startups desde a graduação, mas se aprofundou quando fundou e foi gestor do Núcleo Criativa da Ativa Incubadora de Empresas. Atualmente estuda e atua com ambidestria organizacional e inovação aberta, buscando melhorar o desempenho em empresas de diferentes estruturas e atuações através da colaboração para inovação. Mestrando em Engenharia e Gestão do Conhecimento, integrante do VIA Estação do Conhecimento.