
Dica de leitura: The Lean Startup
Hoje a dica de leitura da #estaçãoVIA é um clássico do empreendedorismo: o The Lean Startup (A startup enxuta), lançado em 2011. Nesta obra, Eric Ries analisa os métodos de gerenciamento mais adequados para as startups e define o modelo startup enxuta, o qual nada mais é do que uma metodologia que identifica e elimina os desperdícios nos processos.
Essa metodologia tem como uma premissa principal que quanto maior a velocidade e menor o custo, maiores são as chances de sucesso e, para isso, a metodologia oferece a validação dos produtos os mercados para que o empreendedor tenha noção de imediato se a sua ideia de negócio está no mercado certo e se será efetivamente aceito por este mercado.
O autor apresenta três princípios básicos para tornar uma startup enxuta:
- Customer Development – nesse processo as startups testam e validam as suas hipóteses de clientes produto e mercado;
- Desenvolvimento ágil – quando são aplicadas metodologias que possibilitem a redução do tempo gasto e aumentando a velocidade do aprendizado com os feedbacks dos próprios clientes.
- Plataforma tecnológica – e por último a utilização de tecnologias que garantem o baixo custo e agilidade na elaboração dos produtos tecnológicos.
Mas afinal, por que uma startup deve ser enxuta?
O autor afirma que as startups são empresas que por natureza desejam inovar, criando algo que ainda não exista, no entanto muitas dessas empresas gastam muito tempo e dinheiro para desenvolver o produto sem nem ao menos ter certeza de que ele será aceito no mercado.
Portanto, startups enxutas são aquelas que eliminam todas as atividades supérfluas e focam na criação de valor, construindo um negócio viável. Assim, o conceito de Eric Ries uniu ideias de marketing, tecnologia e gestão para desenvolver uma metodologia universal que pode ser aplicada em qualquer tipo de empresa (tanto nas pequenas quanto nas de grande porte).