Florianópolis sedia Dia Mundial da Criatividade pela primeira vez
No dia 21 de abril, a capital catarinense será uma das 52 cidades do mundo que vão comemorar a data, instituída pela ONU em 2017.
Em 2017, a Organização das Nações Unidas (ONU), reconheceu, através da resolução 71/284, o dia 21 de abril como data oficial para celebrar a criatividade e a inovação em todo o mundo. No ano seguinte, Lucas Foster organizou, por meio da ProjectHub e LabCriativo, um evento que celebrou a criatividade com a realização de diversas atividades simultâneas em 13 cidades brasileiras. Neste ano, em sua segunda edição, o World Creativity Day (Dia Mundial da Criatividade) amplia sua capilaridade e acontece em 52 cidades do Brasil, Alemanha, Portugal e Sérvia. Para Foster, este é um dia para “lembrar que olhando para o problema, e buscando repertório e colaboração, é possível mudar o mundo”.
Florianópolis (SC) está entre as cidades brasileiras selecionadas para participar do Dia Mundial da Criatividade e o grupo de pesquisa Via Estação Conhecimento não poderia ficar de fora desta programação. Ao longo do dia 21 de abril serão realizadas, no Sebraelab SC (Parque Tec Alpha, SC 401, km 01), mais de 40 atividades. Os participantes poderão debater, aprender e compartilhar experiências sobre diversos temas, como criatividade para negócios, produtos de material reciclável, sustentabilidade, criatividade quântica, oratória, fotografia, escrita, animação, além de autoconhecimento e atitude criativa, entre outros.
A ideia é impactar o mais variado público, e seus diversos interesses, mostrando que a criatividade é o caminho para o desenvolvimento sustentável e a retomada econômica do país.
Criatividade urbana: palestra e lançamento da VIA Revista
O grupo VIA integra a programação do evento com a palestra “Cidades Criativas: equilibrando tradição e inovação”, que será ministrada pela advogada urbanista, mestre e doutoranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento Ágatha Depiné. Durante a palestra, a pesquisadora vai apresentar o conceito urbano baseado em criatividade, que vem se disseminando desde o final dos anos 80, e abordar como ele se relaciona à economia criativa, arte, concentração regional de talentos (classe criativa), cidadania, identidade local e colaboração entre as pessoas.
Na oportunidade também haverá o lançamento da VIA Revista, que em sua sexta edição tem como tema Cidades Criativas. A publicação institucional do grupo VIA Estação Conhecimento, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tem como objetivo disseminar para a sociedade conceitos relacionados a Habitats de Inovação e Empreendedorismo. Nesta edição, que mescla textos jornalísticos e científicos, o leitor terá a oportunidade de entender o conceito de cidades criativas, saber quais suas características e conhecer uma série de boas práticas de territórios criativos nacionais e internacionais.
Não fique de fora das comemorações do Dia Mundial da Criatividade, que, em Florianópolis, está sendo realizado pelo SebraeLab e Glóbulo. Mais informações no site do evento. As inscrições são gratuitas e limitadas.
Saiba mais sobre cidades criativas em nosso blog!
Tatiana Wittmann
Latest posts by Tatiana Wittmann (see all)
- Idanha-a-Nova: Cidade Criativa da UNESCO - 29 de Maio de 2019
- Cidades criativas: equilibrando tradição e inovação - 22 de Abril de 2019
- Florianópolis sedia Dia Mundial da Criatividade pela primeira vez - 17 de Abril de 2019