Tecnologia

Contratação de capital humano no setor de TI: desafios e estratégias

Os fluxos na gestão do RH e contratação de pessoas nas empresas sofreram transformações no final do último século. Muitas destas, especialmente, decorrentes do processo de globalização, maior acesso a informação e graus de especialização de produtos e serviços. Além disso, houve a inserção cada vez maior das empresas de Tecnologia da Informação (TI) ocupando os mercados globais.

Paralelamente, com a ampliação no escopo dos serviços prestados a outras empresas e diretamente à população, os profissionais de TI tornaram-se cada vez mais cobiçados, assim como o perfil de contratação ficou ainda mais exigente.

RH e TI: desafios e estratégias

 

Os profissionais de TI são cada vez mais cobiçadas, além disso, as exigências do perfil também aumentaram.

Registro Imagético: Ben Rosett – Fonte: unsplash

 

Do mesmo modo, o aumento exponencial do número vagas para perfis formados nessa área, de maneira geral, refere-se ao efeito homeostático das organizações que visam adequarem-se as novas exigências e linguagem da economia mundial. Com esse efeito, segundo Prado e Takaoka (2002), muitas organizações optam pela terceirização dos serviços, sobretudo, pelo alto custo envolvido nos processos desse setor, oscilação no volume de atividades e de graus de domínios, geralmente, muito específicos.

Outro fator a ser considerado, refere-se à aquisição de bons profissionais. Nas empresas, essa tarefa tem sido frequentemente caracterizada pela gestão dos recursos humanos como árdua, haja vista que, pessoas bem capacitadas nesse segmento são encaradas como escassas no momento da contratação.

Como resultado, para o jornalista Paulo Gratão, essa lacuna encontrada pelo RH faz com que as entidades nas áreas de TI estejam cada dia mais dispostas a buscarem formas de reter os talentos por elas contratados. Assim, o fator remuneração destaca-se como um dos mais atrativos. Além disso, é claro, um ambiente de trabalho saudável e que ofereça qualidade de vida aos funcionários.

REFERÊNCIAS

PRADO, Edmir Parada Vasques; TAKAOKA, Hiroo. Os fatores que motivam a adoção da terceirização da Tecnologia de Informação: uma análise do setor industrial de São Paulo. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 6, n. 3, p.129-147, set. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-65552002000300008>. Acesso em: 19 jul. 2018.

GRATÃO, Paulo. Os desafios de recursos humanos nas empresas de TI. 2010. Disponível em: <https://www.oficinadanet.com.br/artigo/carreira/os_desafios_de_recursos_humanos_nas_empresas_de_ti>. Acesso em: 19 jul. 2018

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Vitor Martins

Graduando em Administração (FGV-Sociesc) e Psicologia (UFSC). Escreve sobre temas transversais relacionados à Deficiências e Trabalho, População de Rua, Gênero e Políticas Públicas. Atua como Pesquisador em Iniciação Científica (UFSC) com bolsa financiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), cujo estudo encontra-se vinculado ao Programa de Pós Graduação em Engenharia do Conhecimento (PPGEGC/UFSC) e ao grupo Via Estação do Conhecimento. Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/4817371773157513

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