Image2

O que é Economia Criativa?

Hoje vamos falar sobre um dos principais termos utilizados pelos empreendedores do novo perfil econômico: Economia Criativa!

Esse novo segmento da economia foi criado para nomear modelos de negócio ou gestão que se originam em atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual de indivíduos com vistas à geração de trabalho e renda, e atualmente é considerado um dos setores que está crescendo mais rápido no mundo econômico.

Sendo assim, a economia criativa surgiu como uma forma de impulsionar o crescimento econômico através de um meio alternativo para o desenvolvimento, em outras palavras, esse modelo pode ser considerado uma “Economia sem chaminés”. Por ter como maior a ênfase a criatividade e poder utilizar características culturais e sociais de cada região como vantagens no crescimento local e em produção de bens e serviços, a economia criativa pode abranger diversas áreas, como: Arquitetura, Artesanato, Artes Cênicas, Artes Visuais, Brinquedos, Cinema, Design, Entretenimento, Gastronomia, Moda, Música, Pesquisa e Desenvolvimento, Publicidade e Propaganda, Setor Editorial, Software, Televisão e Rádio, Turismo e Videogames.

Dica da VIA para saber mais:

1)  Leia o livro The Creative Economy, de John Howkins.

2) Leia o livro Empreendedorismo Criativo, de Mariana Castro, que traz nove histórias completas sobre novos empreendedores brasileiros e seus empreendimentos criativos.

3) Assista ao documentário PressPausePlay, que discute as mudanças da arte e da criatividade na era digital.

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.

Latest posts by VIA Estação Conhecimento (see all)