Certificadas CERNE 1
Durante a 26ª Conferência da ANPROTEC, realizada em Fortaleza, foram entregues os certificados das incubadoras que conseguiram alcançar os “padrões” da metodologia Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos (Cerne). Das nove certificadas 3 são de Santa Catarina!
Confira as cerificadas:
Centro de Empreendedorismo e Inovação da Universidade Federal de Goiás (CEI-PROINE) – Goiania
Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas (CELTA) – Florianópolis
Centro Incubador Tecnológico – CIT (FUNDETEC) – Cascavel
Incubadora Multissetorial de Empresas de Base Tecnológica e Inovação da PUCRS (RAIAR) – Porto Alegre
ITNC – Incubadora Tecnológica Softville – Joinville
Instituto Empresarial de Incubação e Inovação Tecnológica (IEITEC) – Canoas
Midi Tecnológico – Florianópolis
Núcleo de Incubação do Porto Digital – Recife
Incubadora Tecnológica Natal Central (ITNC) – Natal
O desenvolvimento do modelo Cerne é resultado do esforço empreendido pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em resposta à crescente necessidade do movimento brasileiro de incubação em ampliar quantitativa e qualitativamente seus resultados, de forma a aumentar seus resultados para a sociedade.
Denominado Centro de Referência para Apoio a Novos Empreendimentos, o CERNE visa criar um modelo e padrão de atuação, de forma a ampliar a capacidade das incubadoras em gerarem, sistematicamente, empreendimentos inovadores bem sucedidos. Com isso, cria-se uma base de referência para que as incubadoras de diferentes áreas e tamanhos possam utilizar elementos básicos para reduzir o nível de variabilidade na obtenção de sucesso das empresas apoiadas.
Diferentes documentos apresentam o modelo Cerne, em três níveis.
Sumário Executivo: Destinado a dirigentes de incubadoras. Apresenta a visão geral, princípios e vantagens da implantação do modelo.
Termo de Referência: Destinado a gerentes, consultores e auditores. Apresenta princípios, estrutura e o detalhamento do modelo, incluindo todos os processos-chave e as práticas-chave que devem ser adotados pelas incubadoras.
Manual de Implantação: Destinado a gerentes, consultores e auditores. Apresenta logística da implantação, planejamento da implantação e detalhamento das práticas. Esse documento busca esclarecer e facilitar o processo de implantação do Cerne, incluindo as evidências a serem apresentadas durante o processo de certificação
Quer saber mais sobre o CERNE?Acesse a ANPROTEC: http://www.anprotec.org.br/cerne/
Veja o vídeo que achamos para você entender o modelo! 🙂
Latest posts by VIA Estação Conhecimento (see all)
- SebraeHub-SC abre edital para seu Living Lab - 5 de Outubro de 2022
- Startup Weekend: São José recebe 3º Edição do evento na ACATE - 12 de Agosto de 2022
- Floripa Conecta volta a cena em 2022 - 8 de Junho de 2022