Evento 100% online e gratuito

I Encontro Internacional de Territórios Criativos
para o Desenvolvimento Sustentável

Este ano está sendo comemorado o Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável, promovido pela ONU em conjunto com 82 países. Para celebrar e potencializar esta tipologia urbana o grupo VIA Estação Conhecimento do EGC-UFSC em conjunto com a UrbsNova – gestora do Distrito C – Distrito Criativo de Porto Alegre apresentam a proposição de um evento denominado I Encontro Internacional de Territórios Criativos para o Desenvolvimento Sustentável.

O que são territórios criativos?

Os territórios criativos, por um lado, são espaços que sofreram uma transformação da sua aparência, da sua imagem, que incorporam uma estética diferenciada, o que, consequência, faz surgir um ambiente urbano dinâmico que estimula a criatividade das pessoas que circulam ali e despertam o interesse do cidadão. De outro lado, se tem um território onde se reúnem e articulam negócios da economia criativa, como artistas, galerias, arquitetos, designers, antiquários, etc, formando um verdadeiro ecossistema e valorizando a identidade urbana. O conteúdo dos territórios criativos pode ser tanto estético quanto econômico. Na prática, espera-se que os territórios criativos combinem esses dois conteúdos em diferentes graus e extensão. Um território nunca é um “espaço” único e isolado. Pode ser uma parte da cidade, seja um conjunto de quadras, um ou mais bairros, e, nesse caso, é um distrito criativo. Pode ser toda a cidade, desde que articulada, e seria então uma cidade criativa. E pode ser também uma região criativa, quando reúne e articula várias cidades próximas.

Quer compartilhar sua experiência no evento?

Tem uma atividade imersiva/interativa que deseja inserir na programação do evento?

Quer submeter seu artigo para o Livro Territórios Criativos para o Desenvolvimento Sustentável a ser lançado no Encontro?

UNCTAD dá as boas-vindas ao Ano Internacional da Economia Criativa.

Experiências de Territórios Criativos
Série de encontros que antecedem o Encontro Internacional de Territórios Criativos para o Desenvolvimento Sustentável

Realização

Apoio