WhatsApp Image 2025 03 12 At 18.08.01 1536×1024

100 Mulheres ACATE: um encontro para fortalecer o protagonismo feminino na inovação e tecnologia.

Na última quarta-feira, 12 de março, Florianópolis foi palco de um importante movimento de valorização da mulher no setor de tecnologia e inovação. O evento “100 Mulheres ACATE”, promovido pelo Grupo Temático Mulheres da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), reuniu empreendedoras, profissionais e acadêmicas em uma programação voltada à troca de experiências, à conexão entre mulheres e à construção de um ecossistema mais inclusivo e diverso.

Com o propósito de fomentar a participação feminina no setor tecnológico, o encontro contou com histórias inspiradoras, discussões sobre desafios enfrentados pelas mulheres no mercado e reflexões sobre caminhos para ampliar oportunidades de atuação, colaboração e liderança.

O painel “Conectando o agora ao amanhã: a força do ecossistema de inovação” contou com a presença da UFSC, representada por Clarissa Stefani Teixeira, diretora da SINOVA, e da FAPESC, representada por Valeska Tratsk, diretora de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI).

               Créditos: Fapesc.

Durante o painel, as convidadas compartilharam suas vivências e refletiram sobre o papel da educação, do terceiro setor, do governo e das empresas no fortalecimento do ecossistema de inovação. A conversa reforçou a importância de integrar diferentes agentes para a construção de um ambiente inovador que seja próspero e acolhedor para as mulheres.

No VIA, acreditamos que a inovação é impulsionada pela diversidade, e iniciativas como o “100 Mulheres ACATE” demonstram como é possível, por meio da colaboração e do engajamento coletivo, transformar realidades e construir futuros mais justos e sustentáveis.

Confira a cobertura especial do encontro que reuniu mulheres incríveis da tecnologia, inovação, educação e empreendedorismo em Florianópolis! 💡💬

📺 Assista agora na Globoplay: globoplay.globo.com/v/13428028

Seguimos conectadas e inspiradas por tantas trajetórias que reafirmam: o lugar da mulher é onde ela quiser — inclusive, no centro das decisões que moldam o amanhã da ciência, da tecnologia e da inovação.

The following two tabs change content below.

Bruna Fernanda da Silva

Mestranda em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC, graduada em Engenharia de Materiais, integrante do Grupo VIA Estação Conhecimento e membro da incubadora VIA Júnior.