WhatsApp Image 2019 06 26 At 17.13.28

VIA realiza workshop em Lages para a criação do Hub de Inovação da Região dos Lagos

Grupo VIA realiza workshop em Lages

O grupo VIA Estação Conhecimento, desenvolve projetos inovadores para a resolução de problemas reais e para a promoção de inovação dentro de órgãos públicos e privados. Desse modo, o grupo VIA foi a Lages realizar um workshop para criação do Hub regional de Inovação Região dos Lagos.

Esta é uma iniciativa firmada pela VIA com a Agência de Desenvolvimento da Região dos Lagos – ADREL e apoio do Orion Parque. Assim, esta é a primeira etapa de uma série de ações que buscam realizar formação para a cultura de inovação e do empreendedorismo como forma de potencializar novos negócios na Região dos Lagos. O objetivo é que o hub de inovação atue em rede para buscar novas soluções. Para tanto, o Orion Parque serve como ponto de apoio para a operacionalização dos processos de inovação junto aos novos negócios.

O workshop

Período da manhã

O workshop teve início às 08 horas da manhã e se estendeu até às 18 horas. Ainda, houve um intervalo ao meio-dia e um coffee-break ao final. Assim, estavam presentes na atividade cerca de 25 pessoas de diferentes municípios da região serrana.

Dessa forma, o workshop iniciou com uma breve apresentação sobre a região dos Lagos, feita por Cesar Lavoura, secretário executivo da ADREL. A partir de então, o grupo VIA iniciou o workshop falando sobre inovação. Assim, foi realizado um alinhamento conceitual, abordada suas diferentes tipologias e dimensões. Para o VIA, inovação é algo novo, ou significativamente melhorado, que gere valor.

Após alinhamento inicial, foi a vez de apresentar a importância de habitats de inovação para apoio as atividades do empreendedor. De fato, os habitats de inovação oferecem suporte desde a ideia até a escalabilidade do negócio. Também, foi dada ênfase sobre a ideia ser apenas uma etapa inicial do processo.  No entanto, antes de desenvolver algo, é preciso validar o problema e a solução.

A partir disso, foi realizada a primeira dinâmica do dia utilizando o canvas de problemas desenvolvido pela VIA. Desse modo, os participantes foram divididos em 4 grupos. Assim, cada grupo pensou um problema da região que foi trabalhado no canvas. Ao final da atividade, os grupos apresentaram “pitchs” sobre os problemas elencados e o que poderia ser melhorado.

 

Período da tarde

Após o intervalo, os participantes voltaram para as atividades da tarde. Assim, o primeiro tema abordado foi o conceito de habitats de inovação. Dessa forma, foi realizado um alinhamento sobre o que é um habitat de inovação, e todas as suas tipologias.

Os habitats de inovação são espaços diferenciados, propícios para que as inovações ocorram, pois são locus de compartilhamento de informações e conhecimento, formando networking, e permitem minimizar os riscos e maximizar os resultados associados aos negócios. Dessa forma, o habitat de inovação permite a integração da tríplice hélice e procura unir talento, tecnologia, capital e conhecimento para alavancar o potencial empreendedor e inovador.

Quer saber quais são as tipologias de habitats de inovação? Acesse nosso e-book.

Apresentação sobre o Orion Parque

A próxima apresentação foi realizada pelo CEO do Orion Parque, Claiton Camargo de Souza. Claiton apresentou os programas e números do centro de inovação Luiz Henrique da Silveira que está localizado no Orion Parque. Confira o vídeo com os resultados do Orion Parque.

 

 

Após isso, foi realizada mais uma atividade: o mapeamento de atores do ecossistema de inovação da região dos Lagos. Assim, novamente separados em 4 equipes, os participantes tiveram que descrever os atores da região e, respectivamente, as ações para empreendedorismo e inovação. Esse exercício serviu para conhecer o ecossistema da região, assim como, aqueles atores que podem servir de apoio para o hub de inovação da região dos Lagos. No final, os participantes apresentaram para todo o grupo.

Próximos passos

Como atividade final, ficou estabelecido que cada cidade deverá estabelecer um plano de ação de sensibilização, prospecção e qualificação. Assim, o grupo VIA disponibilizou uma planilha que precisa ser preenchida até o próximo encontro. O encontro ficou definido para daqui 20 dias, onde haverá uma ação com o Orion Parque, e apresentação dos planos de ação das cidades.

Ficou em dúvida sobre qualquer terminologia utilizada nesse post? Acesse no e-book sobre as terminologias utilizadas no mundo da inovação.

The following two tabs change content below.

Guilherme Paraol

Doutorando no grupo Via-Estação Conhecimento. Realiza pesquisa com foco em ecossistemas de inovação, habitats de inovação e sistemas de inovação.