Img 20161021 104544864

VIA em TOUR – Centro de Inovação da ACATE

No dia 21 de outubro, alunos da disciplina Habitats de Inovação da Universidade Federal de Santa Catarina provenientes de diversos cursos como Administração, Ciências Contábeis, Ciência da Informação e Economia, Biblioteconomia, Arquivologia fizeram uma visita especial ao Centro de Inovação ACATE. O centro abriga a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), além de diversas empresas de base tecnológica associadas a ela e espaço coworking, incubadora de empresas e áreas de uso comum onde há interação entre os diversos atores.

A ACATE atua em prol do desenvolvimento do ecossistema de inovação do estado desde 1986, consolidando-se como como uma das principais interlocutoras e representantes das empresas catarinenses de tecnologia junto aos poderes públicos e outras entidades representativas do setor. Apesar de ter em Florianópolis a sua sede, reúne associados em todas as regiões de Santa Catarina, sendo hoje a associação tecnológica com o maior número de associados do Brasil.

Durante a visita à sua sede, os alunos foram recebidos por profissionais da associação e fizeram um tour pelo espaço do centro. Um dos pontos altos foi a apresentação ao MIDI Tecnológico e suas incubadas. A MIDI é uma incubadora premiada por seus resultados ligados à inovação e em 2015 suas empresas tiveram um crescimento de 73%. Nesse ambiente, os alunos visitaram empresas, conheceram o processo e etapas de seleção da incubadora e ouviram relatos de empreendedores sobre a incubação. Além disso, recentemente no evento da ANPROTEC que ocorreu em outubro de 2016 a incubadora foi Certificada CERNE 1!

Outro ponto alto foi a visita ao Impact Hub Floripa, o qual passou recentemente por uma ampliação em sua estrutura física. O Impact Hub é um espaço colaborativo de trabalho, um coworking, inserido em um ecossistema inovador e com recursos acessíveis para que uma comunidade possa trabalhar em conexão para o crescimento de cada ator. Assim, os alunos conheceram essa nova forma de trabalho, alguns membros da comunidade e os benefícios dessa modalidade.

Além de conhecer a estrutura física do centro, experimentar algumas tecnologias criadas pelas associadas e  visitar empresas, os alunos também tiveram uma verdadeira aula com a equipe sobre o ecossistema de inovação catarinense, discutindo cases, informações e dados sobre o contexto atual e a perspectiva futura para o estado.

Confira o que rolou no nosso vídeo exclusivo!

Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.

This Post Has 25 Comments

1. “I mastered more interesting things on this fat reduction issue. One particular issue is that good nutrition is especially vital while dieting. An enormous reduction in bad foods, sugary food, fried foods, sweet foods, red meat, and white flour products may be necessary. Retaining wastes unwanted organisms, and contaminants may prevent goals for fat loss. While specific drugs quickly solve the challenge, the unpleasant side effects aren’t worth it, they usually never offer you more than a momentary solution. It is a known undeniable fact that 95% of fad diets fail. Thanks for sharing your notions on this website.”

2. “Simply wish to say your article is as astonishing. The clearness in your post is simply nice and i could assume you are an expert on this subject. Fine with your permission let me to grab your feed to keep updated with forthcoming post. Thanks a million and please continue the gratifying work.”

3. “It’s perfect time to make some plans for the future and it is time to be happy. I’ve read this post and if I could I desire to suggest you few interesting things or tips. Maybe you could write next articles referring to this article. I wish to read even more things about it!”

4. Does your sitewebsiteblog have a contact page? I’m having a tough timeproblemstrouble locating it but, I’d like to sendshoot you an e-mailemail. I’ve got some creative ideasrecommendationssuggestionsideas for your blog you might be interested in hearing. Either way, great sitewebsiteblog and I look forward to seeing it developimproveexpandgrow over time.

5. You can definitely see your skills within the work you write. The world hopes for more passionate writers such as you who aren’t afraid to say how they believe. At all times go after your heart.

6. Whats Taking place i’m new to this, I stumbled upon this I have found It positively helpful and it has helped me out loads. I hope to give a contribution & assist different customers like its aided me. Good job.

7. Do you mind if I quote a couple of your posts as long as I provide credit and sources back to your website? My blog is in the exact same niche as yours and my users would definitely benefit from a lot of the information you provide here. Please let me know if this ok with you. Regards!