Capa-terceiro-encontro-maker

3º Encontro Maker

O Encontro Maker promove o compartilhamento de conhecimentos entre os adeptos do movimento maker em Florianópolis.

No dia 06/04 ocorreu no bairro Lagoa da Conceição, em Florianópolis, o 3º Encontro Maker. Esse evento é organizado pelos grupos Curta CircuitosO Sitio Arte Educação Coworking. Dessa forma, tendo como objetivo criar uma comunidade maker na região, o encontro que acontece a cada dois meses traz palestrantes que compartilham suas experiências e mostram novas possibilidades dentro dessa cultura.

Prototipando a Quebrada – aula de robótica nos espaços de periferia da grande Florianópolis

Terceiro Encontro Maker - Prototipando a Quebrada

O educador Jefferson Lima abriu o evento apresentando o seu projeto: Prototipando a Quebrada. Uma iniciativa sem fins lucrativos que tem como objetivo levar aulas de tecnologia e robótica à comunidades da Grande Florianópolis. Por meio de aulas práticas, o projeto atendeu mais de 100 crianças durante o ano de 2018.

 

Jefferson, que tem como origem a cidade de São Paulo, acredita que a educação pode transformar vidas.  Por isso, muito mais do que apenas transmitir conhecimento técnico, o projeto visa a humanização da tecnologia e a democratização do acesso a esse tipo de educação.

A Atto Educacional, por meio de seu kit de robótica, é um dos parceiros dessa iniciativa.

Oceanografia para criadores

Terceiro Encontro Maker - Oceanografia para MakersA oceanógrafa e graduanda em engenharia eletrônica, Izabelle Aller, seguiu com a programação. Enquanto falava sobre sua experiência com pesquisa sobre acústica submarina, seguia paralelamente com exemplos da cultura maker. Assim, expôs como a capacitação em programação e a utilização da tecnologia Arduino ajudaram no refinamento de coletas de dados.

Due Laser – Como desenvolver hardware no Brasil

Terceiro Encontro Maker - Due NXT

O encerramento do evento ficou por conta da Due Laser. Assim, por meio da história da própria empresa, Luiz Carlos Pinagé contou como é trabalhar com hardwares no Brasil.

A Due é uma empresa brasileira, idealizada por ex alunos da Universidade Federal de Santa Catarina, que fabrica e vende máquinas de corte e marcação a laser. Um de seus maiores diferenciais é sobretudo a  praticidade de seus equipamentos. Suas máquinas podem ser facilmente transportadas por conta de seus tamanhos. Além disso, possuem uma interface amigável e simples de utilizar.

 

 

The following two tabs change content below.

Lúcio de Souza Silva

Graduando em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Entusiasta de qualquer atividade relacionada a inovação e tecnologia.

Latest posts by Lúcio de Souza Silva (see all)