Pacto Pela Inovação SC

Pacto pela Inovação em Santa Catarina aproxima ecossistema de inovação e empreendedorismo

Após lançamento do Pacto pela Inovação as atividades seguem com planejamento das entidades

cA proposta do Pacto pela Inovação é ter um ecossistema agindo de forma colaborativa por um estado mais inovador e empreendedor.

O Pacto pela Inovação se constitui como um conjunto de ações estratégicas definidas de forma alinhada entre as entidades do ecossistema, cada uma delas focando em seu próprio público-alvo, mas contribuindo para o fortalecimento e solução das principais defasagens do ecossistema de empreendedorismo e inovação. Ele representa, também, uma estratégia mais coerente com a nova realidade, onde o papel do Estado deixa de ser o de mero financiador – muitas vezes de projetos pouco planejados e pouco convergentes – para ser, antes de tudo, o de grande orquestrador da visão de futuro almejada (SANTA CATARINA, 2017).

A iniciativa apresentada em outubro de 2017 reforça a necessidade dos investimentos em ciência, tecnologia, inovação e empreendedorismo pois as economias baseadas em conhecimento despontam tanto em ternos de educação quanto de competitividade.

 

Os objetivos do Pacto pela Inovação são:

  • Desenvolver uma forte cultura de inovação e empreendedorismo
  • Construir um ecossistema altamente conectado trabalhando em rede, colaborando e compartilhando ativos
  • Multiplicar a abertura de novos negócios inovadores e de alto potencial de crescimento
  • Intensificar a inserção de CT&I nas empresas catarinenses de pequeno, médio e grande porte
  • Agregar conhecimento e valor aos nossos produtos e serviços básicos e tradicionais
  • Equilibrar diferenças regionais
  • Vender conhecimento e criatividade, mais do que matéria-prima
  • Aumentar o percentual de investimento em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) público e privado.

 

Quatro são os eixos do Pacto:

Pacto pela Inovação

Assim, 25 entidades firmaram o Pacto pela Inovação e continuam na estruturação de planejamento com agenda intensa.

A VIA Estação Conhecimento – da Universidade Federal de Santa Catarina – pactuou atividades de disseminação do conhecimento acerca de habitats de inovação e mapeamento, por meio da implantação de um Observatório de ambientes de inovação de Santa Catarina. Com mapeamento já iniciado, informações já podem ser encontradas aqui. A disseminação do conhecimento tem sido realizada por meio das publicações técnicas e científicas.  Acesse o Atalhos do Conhecimento e busque por livros, Revista VIA, artigos e congressos!

Informações do Pacto podem ser acessadas aqui!

SANTA CATARINA, Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável Guia de Implantação dos Centros de Inovação: Livro I- conceito e fundamentos / Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico Sustentável. -Florianópolis: SDS, 2017.

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.