Captura De Tela 2017 11 19 19.05.23

Metodologia de One Stop Shop para ecossistema de inovação é desenvolvida para Santa Catarina (OSS CANVAS)

Durante o Pacto pela Inovação de Santa Catarina, a #estaçãoVIA, que é liderada pela profa. Dra. Clarissa Stefani – PPGEGC/UFSC,  em parceria com o presidente da International Associaton of Science Parks an Areas of Innovation – IASP, Josep Pique, apresentaram a metodologia criada por ambos para o desenvolvimento das funções de ecossistema de inovação considerando a porta de entrada única (one stop shop) para o apoio de empreendedores.

Executada em diversas partes do mundo, portanto validada em ecossistemas maduros, a estratégia dos atores de inovação é unir esforços que congreguem ações únicas em prol do desenvolvimento regional. Estratégia que está em adaptação para a realidade das diversas regiões de Santa Catarina!

A metodologia OSS CANVAS foi desenvolvida em um trabalho conjunto realizado ao longo de 2016 e 2017 no âmbito do projeto denominado Fortalecimento de Habitats de Inovação, o qual foi financiado e assistido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável -SDS por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina – FAPESC.

Segundo Pique, as funções do ecossistema são pontos chave no sucesso das cidades: “para o #pactopelainovação ser efetivo é necessário criar uma agenda catarinense de desafios: URBANOS, ECONÔMICOS e SOCIAIS”.  Nesse sentido, a metodologia criada permite que, em conjunto com diferentes stakeholders, sejam definidos os planos de ação a serem realizados na região para potencializar e facilitar o empreendedorismo e a inovação.

Pensar em pessoas, comunidades, tecnologia e financiamento é tão importante quanto nas infraestruturas físicas criadas. Por isso, o projeto Fortalecimento de Habitats de Inovação está desenvolvendo ações e estratégias que irão beneficiar os 13 polos catarinenses que envolvem a criação dos centros de inovação do governo do estado. Além disso, durante o I Encontro Catarinense do Ecossistema de Inovação Catarinense o documento que detalha a estratégia de gestão dos centros de inovação foi apresentado e será entregue às regiões (livros I e II).

Enquanto isso, o trabalho foi envolver as regiões para definição do que os centros de inovação irão receber de demandas e consequentemente como os centros irão apoiar em termos de iniciativas público e privadas já existentes e que ainda precisam ser criadas localmente, afirma a professora coordenadora do projeto Clarissa Stefani Teixeira.

O Grupo VIA em conjunto com a SDS está compilando os resultados e em breve novas ações serão realizadas com as regiões. O Pacto vem a colaborar com essas iniciativas, tendo empresas, universidades e governo com foco em desenvolver a inovação em todo estado, afirma Jean Vogel diretor da SDS.

#teamVIA

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.