Hackhaton Inova Trt Placa

Hackathon Inova TRT-SC é o primeiro da Justiça do Trabalho do Brasil

Hackathon Inova TRT-SC é realizado em Florianópolis

De 13 a 15 de setembro, o Tribunal Regional do Trabalho da 12ª região estará promovendo o Hackathon Inova TRT-SC. Este evento faz parte do programa permanente de inovação da instituição – o INOVA TRT-SC, que busca fomentar a inovação no dia a dia da Justiça do Trabalho com o único propósito de melhorar os serviços prestados ao cidadão.. O evento, que ocorre no Sebrae de Florianópolis, reúne 100 pessoas dividas em 12 equipes que passarão 52 horas empenhadas na resolução de problemas obtidos em uma consulta pública com servidores e magistrados do TRT.

O que é um Hackathon?

O Hackathon é uma maratona de desenvolvimento que visa a criação de soluções tecnológicas. Dessa forma, reúnem-se programadores, designers, desenvolvedores e outros profissionais com o objetivo de encontrar soluções em uma competição entre grupos para resolver problemas reais.

time hackathon trt12

O Hackathon Inova TRT-SC possui a finalidade de encontrar e desenvolver soluções inovadoras no âmbito da prestação jurisdicional à sociedade, melhoria do processo judicial eletrônico, gestão e transparência.  Desse modo, o evento proporciona um ambiente de colaboração entre o Poder Judiciário Trabalhista e o ecossistema de inovação. As soluções criadas no evento passarão por uma comissão julgadora, e as três melhores serão premiadas.

Mentores

Os participantes presentes no evento podem contar com o auxílio de uma equipe de mentores. Os mentores, que participaram de uma capacitação dia 12 de setembro, possuem a missão de auxiliar os participantes em suas atividades, compartilhando experiência e mantendo o foco das equipes. Essa equipe contou com a participação de servidores do TRT-12, magistrados, professores universitários, empreendedores e advogados.

mentores inova trt

Conheça as 12 equipes do Hackathon Inova TRT-SC e suas propostas

Equipe 1: Liga da Justiça do Trabalho

O grupo Liga da Justiça do Trabalho trouxe a proposta de uma solução para caracterização de temas para julgamentos em 2ª instância.

Equipe 2: Processo Legal

O grupo Processo Legal propõe trazer transparência para as etapas dos processos dentro do TRT. Assim, informando ao cidadão de forma simplificada os seus dados relativos ao processo.

Equipe 3: Prisma

A equipe Prisma veio com a proposta de trabalhar a temática de transferência de dados.

Equipe 4: Magiscript

Magiscript propõe a automatização de tarefas manuais dos servidores da justiça do trabalho.

Equipe 5: Pegasus

O grupo Pegasus tem como objetivo a melhoria da transparência das etapas dos processos do tribunal. Dessa forma, melhorando a comunicação com o cidadão.

Equipe 6: MG127

Modificar a forma de cadastro do PJE é a proposta do grupo MG127. Assim, uma base de dados poderá ser formada para transferência de informações importantes.

Equipe 7: Inspira Ação

O time da Inspira Ação aposta em um modelo de mensageria para melhorar a acessibilidade do usuário.

Equipe 8: Celeste

O grupo Celeste trouxe a proposta de uma nova plataforma de identificação. Dessa forma, analisar os riscos relacionados às ações trabalhistas.

Equipe 9: TPU- algoritmo

A equipe da TPU – algoritmo propõe um novo algoritmo para identificação de processos.

Equipe 10: Laborem Curts

A Laborem Curts aposta na melhoria da transparência como uma forma de aproximar a justiça ao cidadão.

Equipe 11: Oasis

O grupo Oasis propõe melhoras do Processo Judicial Eletrônico utilizado nos tribunais atualmente.

Equipe 12: Cognus

O time Cognus possui como proposta utilizar o processamento de linguagem natural. Assim, simplificar a linguagem utilizada nos portais de consulta processual.

VIA no Hackathon Inova TRT-12

A equipe VIA – Estação Conhecimento está presente na organização do evento com seus membros e pesquisadores. Como um importante ator da hélice acadêmica no ecossistema de Florianópolis, o grupo VIA está utilizando várias ferramentas, criadas pelo próprio grupo, para a realização do Hackathon.

A metodologia do evento

O hackathon é realizado a partir de uma metodologia própria e licenciada desenvolvida pelo grupo VIA. A metodologia já foi aplicada em vários entes governamentais de Santa Catarina. Desde 2016, o VIA vem apoiando a transformação do poder público na realização de suas maratonas aliadas a seus programas de inovação.

A metodologia elaborada permite que entidades de diferentes setores possam lançar desafios para a resolução de seus problemas reais. Para tanto, a jornada dos organizadores e idealizadores conta com as fases de preparação e execução do evento. Na execução do evento há pelo menos cinco ferramentas diferentes utilizadas para balizar a atuação das equipes e dos mentores.

Os diferenciais da metodologia não permeiam apenas a obtenção de soluções por meio da inovação aberta. Com a realização do Hackathon são observados benefícios como:

  • Integração entre diferentes stakeholders do ecossistema de inovação do Brasil;
  • Networking com atores a partir da curadoria realizada pela VIA;
  • Engajamento de rede de mentores qualificados;
  • Inovação de governo;
  • Colaboração e aproximação entre diferentes órgãos públicos e privados;
  • Mudança de cultura dos agentes públicos.

Saiba mais do evento clicando AQUI.

The following two tabs change content below.

Lúcio de Souza Silva

Graduando em Engenharia de Materiais pela Universidade Federal de Santa Catarina. Entusiasta de qualquer atividade relacionada a inovação e tecnologia.

Latest posts by Lúcio de Souza Silva (see all)