Thumb Hackathon Ciasc Pequena

Mais um Hackathon desenvolvido com a Metodologia VIA!

Inovação é um dos temas do grupo VIA Estação Conhecimento que tem o propósito de transformar o conhecimento realizado dentro da academia de forma tangível e utilitária para a sociedade!

Como forma de promover transferência de conhecimento entre academia, empreendedores, governo e sociedade uma das ações da VIA é a realização de metodologias que potencializa a resolução de problemas vivenciados e advindos dos atores do ecossistema de inovação. Dentre suas práticas, no ano de 2016 o grupo desenvolveu metodologia exclusiva para a aplicação de Hackathon.

Hackathon é um evento que se caracteriza por um esforço concentrado na atividade de planejamento e desenvolvimento de soluções orientadas para um fim específico que resolva problemas reais enfrentados pelas diferentes comunidades.

Confira a importância do evento segundo Geraldo Campos  coordenador do Laboratório de Inovação e Empreendedorismo da UNISUL 🙂

A metodologia elaborada permite que entidades de diferentes setores possam lançar desafios para a resolução de seus problemas reais. Para tanto, a jornada dos organizadores e idealizadores conta com as fases de preparação, execução do evento e acompanhamento das equipes.

  • Preparação: compreende as ações pré evento que buscam prioritariamente definir o tema (a partir de rodadas de identificação dos problemas), apoiadores, mentores, regras do evento e suas legalidades de acordo com a legislação que os parceiros estão submetidos, estratégias de marketing e financeiras, organização e operação do próprio evento.
  • Execução do evento: compreende as ações do primeiro, segundo e terceiro dia que envolvem desde a recepção dos participantes à atuação dos mentores, desenvolvimento de palestras e painéis e operacionalização do desenvolvimento das soluções.
  • Acompanhamento: compreende as ações pós evento para o apoio às equipes na finalização das soluções e na preparação dos empreendedores para o mundo dos negócios e dos habitats de inovação.

Com nossa metodologia o grupo VIA Estação Conhecimento já está realizando seu segundo Hackathon, que está ocorrendo nos dias 18, 19 e 20 de agosto. Os temas são diferenciados, de acordo com a necessidade de cada parceiro. Na primeira edição em 2016, juntamente com Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC) e Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), os temas foram meio ambiente, inovação e desenvolvimento econômico. Em 2017, em parceria com o CIASC e Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) o tema do desafio permeou as necessidades de soluções para a segurança pública. Em parceria com a CELESC o evento, que será realizado nos dias 01, 02 e 03 de setembro, terá foco o relacionamento com clientes e a gestão de perdas financeiras e não técnicas do setor elétrico.

A importância de eventos como esse é relatado também por empreendedores, como Bruno Ghisi co-founder and CTO of Resultados Digitais:

 A metodologia elaborada permite que entidades de diferentes setores possam lançar desafios para a resolução de seus problemas!

Os diferenciais da metodologia não permeiam apenas a obtenção de soluções por meio da inovação aberta. Com a realização do Hackathon são obervados benefícios como:

  • Integração entre diferentes stakeholders do ecossistema de inovação do Brasil;
  • Networking com atores mundiais a partir da curadoria realizada pela VIA;
  • Engajamento de rede de mentores qualificados;
  • Inovação de governo;
  • Colaboração e aproximação entre diferentes orgãos públicos e privados;
  • Mudança de cultura dos agentes públicos.

Confirma como é o clima do primeiro dia do evento! Gostou? Entre em contato!!!

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.