Sinapse Evento

Feira reúne startups e grandes empresas de Santa Catarina

No dia 12 de junho, cerca de 50 startups estiveram reunidas em Florianópolis para a I Feira de Negócios do Programa Sinapse da Inovação. O evento, promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio de sua Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação – FAPESC, em parceria com o Sebrae/SC, FIESC, ACATE e Fundação CERTI, tem como objetivo a apresentação dos produtos desenvolvidos pelas empresas durante a quinta edição do programa no estado, bem como a integração entre startups e empresas já estabelecidas de Santa Catarina.

O evento é uma das ações programadas para o fechamento da pré-incubação dos projetos apoiados pelo Sinapse da Inovação, no qual as startups receberam recursos financeiros, capacitações e suporte para desenvolverem seus produtos e negócios. A feira foi realizada no Link Lab, novo espaço no Centro de Inovação ACATE – Primavera, o qual estimulará a inovação aberta a partir da conexão entre startups e grandes empresas.

Na ocasião, as startups apresentaram para empresas e investidores suas soluções com aplicações para setores como Administração Pública; Agroalimentar; Bens de Capital; Construção Civil; Economia do Mar; Educação; Energia; Meio Ambiente; Móveis e Madeira; Produtos Químicos e Plásticos; Saúde; Segurança; Têxtil e Confecção; Turismo.

Foi realizado ainda, o lançamento oficial da iniciativa entre o Sebrae e a Embrapii – Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial, cujo objetivo é apoiar o desenvolvimento de projetos de inovação de pequenos negócios que atuam na cadeia de valor da indústria, aproximando-os de instituições de excelência em pesquisas científica e tecnológica credenciadas pela Embrapii.

Resultados do programa

O Sinapse da Inovação, executado pela CERTI, é considerado o maior programa de empreendedorismo do país. Em cada edição regional, o programa recebe mais de mil ideias inovadoras, fomentando a cultura do empreendedorismo.

Desde o seu lançamento até a 5ª edição catarinense, em 2016, o Sinapse da Inovação apoiou a criação de 385 empresas em Santa Catarina, das quais 72% estão ativas no mercado com um faturamento estimado de mais de R$ 100 milhões no último ano. Além disso, o programa incentivou a formação de mais de 350 relações de parcerias entre startups, universidades, grandes empresas e toda a rede de incubadoras do estado.

Em 2015, o programa começou sua primeira operação fora do estado, lançando o Sinapse da Inovação Amazonas, em parceria com a Fapeam. No local, o programa recebeu a inscrição de 1.188 ideias inovadoras em sua edição piloto, das quais 28 foram contempladas com R$ 50 mil em subvenção. Neste ano, o programa ampliou sua atuação para o Sudeste, onde realiza a primeira edição do Sinapse da Inovação Espírito Santo, em parceria com a FAPES.

Mais do que apenas um incentivo financeiro, o Sinapse da Inovação atua como uma terceira via para o empreendedor, uma oportunidade para aqueles que não querem seguir uma carreira pública ou de colaborador de uma empresa.

Alguns dos projetos impulsionados pelo Sinapse nos últimos anos acabaram se tornando grandes empresas a nível nacional. É o caso da Welle Laser, especializada na manufatura de máquinas e equipamentos para marcação e gravação a laser e micro usinagem, e da Chaordic, líder nacional no mercado de recomendações personalizadas para comércio eletrônico. Além disso, as startups vêm ganhando destaque internacional em outros programas de incentivo ao empreendedorismo, como a PackID, primeiro lugar na premiação Advanced Material Competition, em Berlim, e a Revella, primeiro lugar no Academia Industry Training Camp, do governo da Suíça.