20161017 113306

ENIT e INOVA 2016 São Bento do Sul

Na primeira semana de outubro, entre os dias 5 e 6 de outubro, a Via Estação Conhecimento marcou presença no 4º Encontro de Negócios, Inovação e Tecnologia – ENIT, em São Bento do Sul, evento que é um dos principais de incentivo à promoção de negócios e parcerias empresarias, empreendedorismo inovador, inovação tecnológica e ciência na região do Planalto Norte e Nordeste de Santa Catarina.

Além da promoção de negócios e network empresarial, possui também uma feira de empresas de tecnologias, palestras, oficinas, cafés de negócios e também, a oportunidade para que Universidades, Escolas Técnicas e Institutos de pesquisa apresentarem projetos e pesquisas científicas nas áreas industriais, comércio e serviços que estão sendo estudados na academia.

Realizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina e a Incubadora Tecnológica de São Bento do Sul (ITFETEP), o evento foi marcado com a presença de empresas incubadas da própria incubadora, stands do SENAC trazendo uma tecnologia que simulava o corpo humano na velhice, assim como demais instituições de ensino, como a FIESC, IFSC, UNC, UNISociesc, Univille, entre outros.

O ENIT também proporcionou a oportunidade de Escolas Estaduais dos arredores apresentarem projetos voltados para a inovação e tecnologia na educação para os Ensinos Fundamental e Médio. Dentre eles, estão às aulas de Programação assim como plataformas gratuitas no Google, o Google Classroom ou Google Sala de Aula, disponibilizado gratuitamente para Escolas Públicas que visa auxiliar os professores a criar e receber tarefas online onde os alunos podem realizar interagir com as atividades escolares.

A abertura oficial contou com a palestra “Oportunidades e Desafios do Empreendedorismo no Cenário Catarinense” por Antônio Diomário de Queiroz da UFSC e o Sapiens Parque e outras palestras como “O mundo do Futuro, Hoje” com Ricardo Antonello do IFC.

Além de prestigiar o evento, a equipe da VIA Estação Conhecimento apresentou trabalhos realizados nas áreas de inovação e tecnologia. Ao todo, foram 8 artigos aprovados, recebendo feedbacks bastante positivos as quais serão publicados nos anais futuramente.

Três dos artigos apresentados pela VIA foram selecionados entre os cinco melhores do evento e serão publicados Revista Eletrônica do Alto Vale do Itajaí – REAVI, que terá Edição Especial, sendo:

“Análise característica das incubadoras de base tecnológica”

“Redes de inovação: alinhamento conceitual e o panorama atual da temática no território brasileiro”

“Modelo brasileiro de maturidade para cidades inteligentes: análise dos municípios do estado de Santa Catarina”

Para maiores informações acesse:

www.enit.org.br

img_5923 img_5929 img_5929_ img_5931  img_5936 img_5943 img_5947 img_5948 img_5949 img_5951 img_5952 img_5955 img_5957  img_5996

Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.

Latest posts by VIA Estação Conhecimento (see all)