I’m A Brunette(1)

Concurso Floripa Inovadora: a cidade formando seus pequenos cidadãos

Uma cidade inovadora é inovadora desde a formação de seus cidadãos.

Cidades inovadoras são espaços de estímulo à criatividade e conhecimento de seus diferentes partícipes, tais como empresas, instituições de ensino e pesquisa, administração pública e sociedade civil, fomentando entre eles o processo de cocriação de soluções para problemas urbanos existentes e, também, de novos projetos, ações e políticas que promovam maior qualidade de vida a seus cidadãos.

A cidade torna-se, dessa forma, um ecossistema de inovação que beneficia a todos os atores envolvidos. Esse ecossistema urbano inovador depende, dentre outros aspectos, da conscientização cidadã sobre seu papel no processo coletivo de inovação, o qual está relacionado à assimilação do cidadão como responsável pelo desenvolvimento do espaço urbano e suas consequências, além da necessidade de participação ativa para torná-lo melhor e mais benéfico para todos.

Assim, a XIII Edição do Concurso de Desenho e Redação da Guarda Municipal de Florianópolis nas Escolas Públicas Municipais visa despertar o espírito cívico das crianças, convidá-las a refletir sobre os aspectos que envolvem a cidade e estimulá-las a pensar de forma criativa em como contribuir para sua transformação positiva.

A última edição, em 2017, teve como tema “Floripa Inteligente” e foi desenvolvida com base no conceito de Cidades Inteligentes. Esse ano, a proposta é trabalhar uma “Floripa Inovadora”, tendo por base a visão de Cidades Inovadoras! O papel do Grupo VIA, enquanto parceiro do concurso anual, é capacitar os professores da rede pública na temática proposta, possibilitando sua atuação como multiplicadores junto aos alunos do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental. Por volta de 9000 crianças serão impactadas nesse ano em mais de 20 escolas de Florianópolis.

A capacitação e a VIA/UFSC

A capacitação é coordenada pela profa. Dra. Clarissa Stefani Teixeira, líder do Grupo de Pesquisa VIA Estação Conhecimento, e conduzida pela pesquisadora do grupo, Ágatha Depiné. Com o objetivo de fortalecer a capacitação, o grupo também desenvolveu atividades práticas e material de apoio que poderá ser utilizado pelos professores multiplicadores em sala de aula, incluindo jogos educativos infantis.

A primeira etapa da capacitação foi realizada no dia 02 de maio, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC, com a capacitação da equipe do setor de Educação da Guarda Municipal de Florianópolis. Na primeira semana de junho, entre os dias 05 e 07,  será realizada a capacitação de diferentes turmas de professores da rede pública no Centro de Educação da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

As inscrições para participar do concurso vão até 04 de julho! As crianças vencedoras recebem diversos prêmios patrocinados por apoiadores da sociedade civil, durante a Semana Nacional do Trânsito, em setembro, e uma das escolas será premiada com uma intervenção urbana apoiada pelo Movimento Um. Vem junto para transformar a cidade? 🙂

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.

Latest posts by VIA Estação Conhecimento (see all)