Mapa De Empatia

Cocreation lab volta com as suas atividades com o cocreators!

Nesta última terça-feira (08/03), o Cocreation Lab, pré-incubadora do Centro Sapiens, voltou com as suas atividades! Os cocreators começaram o desenvolvimento da sua ideia com um encontro tratando sobre a Fase 2 – Canvas:  Proposta de Valor e o Mapa de Empatia do seu projeto de empreendimento.

O encontro foi realizado pela VIA Estação Conhecimento em parceria com o LOGO e o próprio Centro Sapiens, contando com a participação de Lucas Novelino Abdala que trouxe o conceito de valor e a sua importância para o desenvolvimento dos projetos a fim de transformá-los em negócios sustentáveis. Também, explicou sobre a necessidade de identificar a persona (potencial cliente para o seu negócio) que auxiliará também na percepção de valor desses futuros negócios.

A percepção de valor basicamente consiste na relação entre a organização (funções entregues e custos) e o cliente (a percepção dos benefícios recebidos e o preço definido pelo mercado). O produto que pretende ser comercializado é um mecanismo na provisão do serviço, logo, o valor desse produto basicamente consistirá no benefício da sua utilização, a experiência que o cliente terá com o produto adquirido.

Os cocreators tiveram a oportunidade de realizar alguns exercícios identificando o valor de algumas empresas já conhecidas. Para começar a traçar a proposta de valor de cada projeto, foi realizado um ‘’mão na massa’’ fazendo que primeiramente, todos identificassem a persona, o potencial cliente, através do Mapa de Empatia, para que na próxima etapa seja trabalhado a proposta de valor que será percebido pelos seus potenciais clientes.

Confira!