SONY DSC

CICLO VIA faz interação no Sapiens Parque com a temática e Cidades Inteligentes e Inovação Social

Realizado dia 17 de novembro de 2016 no Sapiens Parque o workshop sobre Cidades Inteligentes e Inovação Social movimentou as diversas hélices do ecossistema de inovação do norte da ilha. O evento, realizado com o apoio do Sapiens Parque e da Rede Global de Empreendedorismo teve como iniciativa a integração da comunidade do entorno do Sapiens Parque e outros agentes com o foco de debater os problemas que envolvem as dimensões de cidades inteligentes:

 

  • ECONOMIA INTELIGENTE (competitividade)
  • PESSOAS INTELIGENTES (capital humano e social)
  • GOVERNANÇA INTELIGENTE (participação civil e protagonismo cidadão)
  • MOBILIDADE INTELIGENTE (transporte e TIC’s)
  • MEIO AMBIENTE INTELIGENTE (recursos naturais)
  • ESTILO DE VIDA INTELIGENTE (qualidade de vida).

 

O evento organizado na semana de empreendedorismo foi organizado pelo grupo VIA Estação Conhecimento da UFSC. Atores envolvidos e stakeholders, do governo, da academia, de empresas discutiram com os moradores sobre o impacto social da modalidade urbana e no pensar em cidade mais humana.

Assim, o evento contou inicialmente com o detalhamento sobre cidades inteligentes. Ágatha Depiné e Vanessa Eutheriou mostraram o contexto mundial e trouxeram informações do Brasil e de Florianópolis para o debate. Conceituaram ainda os aspectos e dimensões a serem consideradas em cidades inteligentes. O grupo de participantes do evento fizeram reflexões sobre o Norte da Ilha e indicaram os maiores problemas da região e do entorno do Parque.

Alguns aspectos se deterão em transporte nos bairros, qualidade e conhecimento das pessoas que se envolvem nos projetos que impactam a comunidade, falta de aproximação com o poder público, falta de planejamento estratégico no que tange o desenvolvimento da segurança, mobilidade, uso de energia e coleta de resíduos.

Refletiu-se também que a tecnologia não é solução. O que as pessoas fazem com ela é fator determinante para se chegar a benefícios a sociedade. Além disso, evidenciou-se que a cultura das pessoas precisa ser mudada. Cidades Inteligentes precisam de Pessoas Inteligentes. Por fim, refletiu-se sobre a preparação do capital humano para trabalhar com a tecnologia conhecendo o contexto que as comunidades necessitam.

O workshop será desenvolvido em outras fases. Esse foi o primeiro contato da VIA Estação Conhecimento para instigar as discussões da comunidade e dos atores locais. A VIA está preparando um compilado dos debates realizados e em breve teremos a segunda rodada com a comunidade e stakeholders. Fique ligado e participe desse movimento!

img_6088

SONY DSC

SONY DSC

SONY DSC

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.