Bloomberg Philanthropies Invests In 510 Cities And 129 Countries Around The World.

Bloomberg Cities lança relatório sobre Inovação no Governo

Ações da Bloomberg para transformar as cidades por meio da inovação

A Bloomberg Philanthropies é uma organização filantrópica fundada por Michael Bloomberg, prefeito de Nova York por três mandatos consecutivos e, também, empresário criador de uma companhia multibilionária. A organização é dirigida pela visão de seu fundador de que as cidades têm o poder de moldar um futuro melhor para o mundo e, por isso, ancora-se em cinco áreas chaves: meio ambiente, saúde pública, inovação no governo, artes e educação. Atualmente, ela investe em 510 cidades e 129 países ao redor do mundo.

Uma das iniciativas de destaque da Bloomberg Philanthropies é o Mayors Challenge, um desafio anual para que prefeitos desenvolvam soluções inovadoras no contexto de suas cidades, mas com potencial para se difundir em outras áreas urbanas. Em 2016 a cidade de São Paulo foi vencedora do prêmio, recebendo 5 milhões de dólares para executar sua proposta de conectar agricultores locais aos mercados e restaurantes da cidade que necessitam de produtos orgânicos. A dificuldade que os agricultores locais encontravam para comercializar seus produtos e, consequentemente, subsistir, os estimulava a vender suas terras para empreendimentos imobiliários, favorecendo a expansão urbana e agravando os problemas ambientais que afetam o abastecimento de água da cidade. A solução digital proposta pela cidade conecta os agricultores aos clientes, tornando seu negócio mais rentável e ajudando a cidade a ser mais sustentável.

Annual Report 2019 da Bloomberg Philanthropies

A área de inovação no governo da Bloomberg Philanthropies tem como objetivo ajudar as prefeituras a fortalecer suas equipes e desenvolver as habilidades necessárias para enfrentar criativamente os desafios mais urgentes nas cidades. O Annual Report 2019 apresenta as principais iniciativas e investimentos feitos pela organização em cada uma de suas áreas de atuação. Na área de inovação no governo, o foco esteve na melhoria do funcionamento de governos municipais, principalmente por meio da expansão de sua capacidade criativa. As ações foram:

  • The Mayors Challenge

A competição anual estimula os líderes das cidades a gerar novas ideias e agendas para lidar com os problemas urbanos mais complexos. Porém, suas soluções devem não apenas ser criativas, mas também replicáveis em outros locais. No último ano, o Mayors Challenge premiou 9 das 324 cidades inscritas dos Estados Unidos com 1 milhão de dólares para investir em suas soluções. As ideias apresentadas voltaram-se à problemas diversos, da redução das emissões de carbono a tornar o sistema de justiça menos traumático para os jovens.

O desafio envolveu um processo de seleção com duração de meses, onde 300 cidades receberam apoio para desenvolver suas propostas e 35 delas foram selecionadas como finalistas. Estas últimas receberam aporte financeiro para testar e refinar suas ideias. Um dos princípios para as ações desse período é que haja a compreensão do problema do ponto de vista dos cidadãos e testes das ideias em pequena escala, permitindo maior aprendizado e melhorias na proposta.

  • The Bloomberg Harvard City Leadership Initiative

Há três anos a Bloomberg Philanthropies possui uma parceria com a Harvard Business School e a Harvard Kennedy School of Government com o objetivo de apoiar a formação de prefeitos e líderes das cidades. Para ajudar a tornar a administração municipal mais eficiente, o programa equipa os líderes com ferramentas de gerenciamento necessárias para enfrentar os desafios contemporâneos e desenvolver uma cultura de inovação, uso de dados e colaboração no interior das prefeituras.

A parceria entre as instituições se concretiza por meio de treinamentos, cursos, programas personalizados, bolsas de estudos e oportunidades de pesquisa. Ela possibilita que os prefeitos e outros líderes tenham acesso ao conhecimento de experts no governo, mercado e academia, sejam eles professores de Harvard ou diferentes especialistas ligados à rede da Bloomberg Philanthropies. Ao longo desse período, 120 prefeitos e 240 membros seniores da equipe de administrações municipais participaram do programa.

  • Innovation Teams

Com foco em profissionais altamente qualificados em áreas como análise de dados, design e gestão de projetos, desde 2012 a fundação financia a criação de equipes de inovação em prefeituras ao redor do mundo para abordar de forma criativa as principais prioridades de cada uma delas. O programa já apoiou funcionários em 30 cidades, apresentando resultados que vão da recuperação de impostos inadimplentes à melhoria da segurança pública.

  • The What Works Cities program

Busca ajudar as cidades a melhorar a forma como utilizam os dados para identificar e responder de forma eficaz às necessidades dos seus residentes, melhorando os serviços disponíveis à população e encontrando “o que funciona” na cidade. Iniciado em 100 cidades de médio porte de 39 estados, mais de 5800 funcionários da administração pública municipal já foram treinados para trabalhar com dados. O programa ainda criou uma certificação, o What Works Cities Certification, padrão que mede a extensão na qual as cidades utilizam seus dados para melhorar a vida das pessoas em diferentes esferas.

  • CityLab

Conferência anual de três dias que reúne prefeitos criativos do mundo todo e outros indivíduos ligados à inovação urbana com artistas, acadêmicos e atores públicos e privados com o objetivo de compartilhar práticas, aprendizados e estratégias que ajudam a transformar o espaço urbano. No último ano o evento ocorreu em Detroit, Estados Unidos, e reuniu mais de 600 participantes de 156 cidades e 27 países.

  • Cities of Service

Voltado ao engajamento de cidadãos como voluntários, envolve uma rede de mais 260 cidades da Europa e das Américas, ajudando-as a encontrar formas de explorar o conhecimento e a criatividade de seus cidadãos para identificar e resolver desafios locais. O programa premia cidades engajadas e possui diferentes recursos educativos para ajudar as cidades a replicarem iniciativas de sucesso.

As diferentes frentes de atuação da Bloomberg na área de inovação no governo, demonstram sua visão de que grande parte das soluções e possibilidades de uma vida melhor no futuro podem ser encontradas nas cidades e, por isso, preparar os prefeitos e líderes locais, além de estimular sua criatividade e uma cultura de inovação, são aspectos essenciais no momento contemporâneo.

Acesse o relatório completo e conheça as demais áreas de atuação nesse link.

Leia também: O ambiente das cidades criativas: da arte à participação

 

The following two tabs change content below.

Ágatha Depiné

Advogada urbanista e apaixonada pela cidadania. Dedica-se a pesquisar o conhecimento cívico e sua relação com a participação cidadã, o direito urbanístico e a política urbana. Cidadã engajada em movimentos sociais para transformação das cidades e de seus espaços públicos com base nos desejos e necessidades de seus cidadãos. Atua em projetos da VIA como especialista em inovação cívica e urbana. Doutoranda e Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC. agathadepine@gmail.com