SONY DSC

Discussão das Universidades Empreendedoras chega na UFSC!

No dia 16 de novembro, a VIA juntamente com a Rede Global do Empreendedorismo (RGE Floripa) apoiou e participou do evento “Universidades Empreendedoras” sendo uma iniciativa organizada pelo Núcleo de Empreendedorismo da UFSC em parceria com a Brasil Júnior assim como algumas outras organizações como a Brasa, AIESEC e a consultoria estratégica Mckinsey&Company, que tinha objetivo principal debater o modelo educacional da Universidade Federal de Santa Catarina através de uma pesquisa realizada entre os alunos, funcionários e professores sobre o ecossistema empreendedor dentro da academia.

O projeto Universidades Empreendedoras surgiu em um cenário onde as universidades brasileiras não serem bem rankeadas internacionalmente nos termos de inovação e empreendedorismo, que segundo a Brasil Júnior, se dá por causa da falta de universidades que fomentem novos empreendimentos inovadores. Logo, foi desenvolvida uma metodologia de análise dos dados das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, para então gerar indicadores estratégicos de desempenho cuja finalidade é transformar e desenvolver a universidade, tornando-a empreendedora.

Foi executada uma pesquisa em 73 universidades brasileiras (públicas e particulares), com o total de 6600 respostas em todo o país. Também, foram compilados dados dos anos de 2011 a 2015 de todas as instituições de modo a comparar o desempenho, com uma base histórica, aos rankings universitários. A Universidade Federal de Santa Catarina, foi uma delas.

Com base nos resultados obtidos, que mostraram um cenário que precisa ser melhorado e fomentado dentro da academia, o Reitor Luiz Cancellier da UFSC, Marcelo da Silveira (representando o governo do estado) e Bruno Ghisi (Co-funder da Resultados Digitais) debataram sobre os pilares do mercado, inovação e internacionalização e a importância de incentivar e desenvolver o empreendedorismo e consequentemente esses pilares dentro da Universidade. A maioria dos estudantes ainda pensa em seguir a carreira do serviço público ou algum trabalho que apresente certa certeza e estabilidade, sendo que ainda poucos pensam em abrir o próprio negócio. A universidade precisar atuar de maneira mais ativa com os demais atores (empresa, governo e sociedade) de modo que aumentem o fomento de empreender e desenvolver o que há mais rico dentro das instituições de ensino: o capital intelectual e que todo esse capital possa ser revertido para soluções de problemas que visem o desenvolvimento econômico e social.

Veja nosso vídeo exclusivo!

Quer saber mais? Acesse: http://institucional.brasiljunior.org.br/

Curta a página da Rede Global do Empreendedorismo em Florianópolis: https://www.facebook.com/rgefloripa/

Curta a página do Núcleo de Empreendedorismo da UFSC e saiba mais sobre as iniciativas empreendedoras na universidade: https://www.facebook.com/ufscempreende

 

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por meio de ações de ensino, pesquisa e extensão. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.

Latest posts by VIA Estação Conhecimento (see all)