Pingin Da Dani

4Dmais: a criação de uma Startup brasileira para alfabetização

O trabalho de misturar bichos e letras para quem trabalha com alfabetização não é novidade. Os professores dos pequenos para atraírem a atenção deles e fazê-lo ficarem atentos ao processo de alfabetização utilizam esta metodologia entre muitas outras. Ligada nas atuais tendências e aproveitando o nicho que existe no mercado, a startup brasileira 4Dmais decidiu utilizar a tecnologia para fazer um novo e inovador “bichodário”. Com 23 cartas e um aplicativo móvel que não requer conexão à internet, a startup desenvolveu o jogo de realidade aumentada Alfabeto 4Dmais Reino Animal, que deseja tornar o aprendizado lúdico por meio da interação com animações em três dimensões.

Recentemente lançado durante a feira Bett Educar 2017, realizada no início deste mês, o 4Dmais usa a realidade aumentada para estimular que as crianças aprendam os nomes e sons dos bichos enquanto identificam as letras do alfabeto. Ao direcionar a câmera de um aparelho móvel para as cartas do jogo, uma animação em 3D aparece na tela do dispositivo. E enquanto tudo isso acontece os pequenos também podem interagir com a projeção e tirar fotos dos animais, ou seja, as crianças aprendem sobre o alfabeto e os animais simplesmente brincando, de forma inteligente e interativa. Comercializado na internet pelo valor de R$35,90, o jogo de cartas promete ingressar no mercado de realidade aumentada e virtual, que começa a se popularizar no país, mas ainda é pouco explorado no campo educacional. O mesmo pode ser adquirido pelo site da startup 4Dmais. Para visualizar as animações em 3D na tela de smartphones ou tablets, basta a instalação do aplicativo 4Dmais, disponível de forma gratuita para aparelhos Android e IOS.

Referências: Aplicativo 4Dmais.

*Por Danielle Nunes Ramos – Graduanda em Ciências Contábeis pela UFSC. Contato: nunesrdanielle@gmail.com