Consciencia Cidades Inteligentes

VIA tem tema de Smart Cities no Programa Consciência!

Foi ao ar o último episódio da temporada do Programa Consciência, da TV UFSC. O tema escolhido foi Cidades Inteligentes, destacando o potencial de Florianópolis para se tornar referência nesse conceito, enquanto capital que une inovação, tecnologia e criatividade como características principais. O programa contou com a participação do grupo Via Estação Conhecimento como convidado principal, realizando entrevistas com alunos e professores do grupo que pesquisam o tema.

O grupo Via tem como missão promover a transferência de conhecimento entre academia, emprendedores, gobierno y sociedad, por medio de acciones de educación, investigación y educación, buscando sinergias en un trabajo colaborativo en red. Por direcionar-se principalmente ao estudo e desenvolvimento de habitats de inovação e empreendedorismo, o grupo tem se destacado, entre outros temas, pelas pesquisas e ações voltadas ao conceito de Cidades Inteligentes. Alguns exemplos mais recentes são a Revista Via – Cidades Inteligentes, o Ciclo Via – Cidades Inteligentes & Inovação Social e o Ciclo Via – UFSC.

Além do grupo Via participaram também a Polícia Militar de Santa Catarina, o Sapiens Parque, Centro Sapiens, Secretaria de Estado do Planejamento de Santa Catarina, Grupo LOGO e projeto Cidade Pedra Branca. As contribuições destacaram essencialmente a importância da tecnologia como uma facilitadora para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e engajá-los nas questões que envolvem sua comunidade, mas principalmente o papel dos cidadãos enquanto principais agentes de transformação de uma cidade em mais inteligente, independentemente da tecnologia. A cidade de Florianópolis já se destaca em inovação tecnológica por todo o território nacional, de forma que o desafio agora é utilizar o potencial da cidade para gerar cada vez mais inovação social.

 

The following two tabs change content below.
Equipe de pesquisadores com foco na transformação do conhecimento de forma tangível e utilitária para a sociedade, governo e empreendedores, por medio de acciones de educación, investigación y educación. Atuamos de forma colaborativa e em rede, conectando pessoas e organizações ao nosso propósito.